E-Varejistas devem utilizar textos âncoras baseados no long-tail, diz estudo

| 24/04/2012 - 15:52 PM | Comentários (0)

Embora os links internos exerçam grande influência no rankeamento de sites de e-commerce em motores de busca, muitas empresas não estão conseguindo explorar todo o potencial desse método de otimização (SEO), segundo um estudo apresentado em abril de 2012 pelo Search Engine Watch. Analisando mais de 280.000 ligações internas de mais de 3.000 portais de comércio eletrônico, o estudo constatou que quase 3 em cada 10 imagens com links internos não têm texto alternativo (tag <alt>). Além disso, 58% dos links internos não contêm texto âncora, enquanto cerca de 4 em 5 sites não disponibiliza um mapa do site para usuários.

O Search Engine Watch também analisou a forma como os varejistas estão implementando textos âncoras em suas plataformas de e-commerce. Dados da pesquisa mostram 77% das ligações internas possuem de 1-3 palavras, enquanto textos com 2 termos são utilizados por 32% dos comerciantes. 53% das ligações externas possuem textos âncoras de 1 a 3 palavras. Por outro lado, apenas 16% dos links internos possuem 5 ou mais termos em comparação com 35% das ligações externas.

Dentre os termos com maior número de links internos, “privacy policy/privacy” (política de privacidade) é utilizado com maior frequência, seguido por “contact us/contact” (contato),”terms and conditions/terms of servisse/ terms of use” (termos de uso). Completam a lista dos cinco termos mais linkados em sites de comércio eletrônico o ” E-mail” e “sitemap/site map“ (mapa do site). O estudo sugere que os varejistas podem obter uma melhor classificação nos motores de busca ao utilizar textos âncoras baseados no long-tail (termos específicos), ao invés de se focar em termos mais genéricos (head-tail).

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.