Empresas devem otimizar suas vendas com vídeos, diz estudo

| 16/06/2011 - 01:31 AM | Comentários (0)

Um dos dados mais interessantes do “State of Video in E-Commerce” publicado a alguns meses, e que cita conclusões do relatório SundaySky do 4 º trimestre de 2010, foi que a grande maioria dos comerciantes on-line tem subutilizado ou totalmente negligenciado este simples, mas valioso modo de propaganda.

A versão mais recente do SundaySky, com dados do primeiro trimestre de 2011, afirma que pouco mudou em relação a adoção generalizada deste modo de propaganda por parte dos varejistas, em contraste com o grande desejo de consumo dos consumidores.

O crescente interesse de compradores on-line, combinado com a incapacidade dos varejistas em geral em atender a essa demanda, proporciona uma oportunidade única para os comerciantes ambiciosos, tanto os grandes quanto os pequenos. Abaixo estão algumas das principais conclusões do SundaySky, que pinta um retrato convincente da importância de implementar vídeos em seu e-commerce.

O número de assinantes dos varejistas que anunciam no YouTube cresceu 21% do quarto trimestre de 2010 ao primeiro trimestre de 2011. Esse número subiu para 571.000 assinantes nestes canais, totalizando 420 milhões de visualizações de vídeos de varejistas no YouTube, um aumento de 13%. Enquanto isso, o número de vídeos postados no YouTube pelos comerciantes atingiu quase 96 mil no 1º trimestre de 2011, o que representa um aumento de 9%. Os compradores estão consumindo vídeos em um ritmo maior do que os vendedores estão oferecendo, mas está é uma janela que está se fechando.

Entre os maiores varejistas online do mundo, parece que o vídeo ou é divulgado em massa, ou totalmente ignorado. 32% das 50 maiores lojas online registraram mais de 1.000 vídeos em seus sites no 1º trimestre de 2011, comparados a 22% no trimestre anterior. No entanto, 36% dos top 50 tinham menos de 10 vídeos em seus sites, e um surpreendente 68% de todos os varejistas não utilizam tal recurso sob nenhuma forma.

Embora a grande maioria dos varejistas continuam a ignorar os benefícios do vídeo, uma mudança definitiva está ocorrendo no setor de comércio eletrônico. O número de grandes varejistas postando mais de 100 vídeos no YouTube durante o primeiro trimestre de 2011 aumentou 15% desde o quarto trimestre de 2010, indicando que a corrida pode estar começando. Ainda assim, esse número representa a minoria, com 48% dos 50 maiores superando a marca de 100 vídeos.

Segundo o relatório SundaySky, quase 18 por cento dos principais resultados em pesquisas realizadas em motores de buscas durante o primeiro trimestre de 2011 continham algum vídeo como resultado, representando enormes benefícios em SEO.

A Zappos foi durante muito tempo referência em muitas das melhores práticas de varejo em linha, e o seu uso de vídeos no e-commerce não era exceção. A empresa gera anualmente mais de meio milhão de dólares em receita incremental simplesmente seguindo as orientações de SEO e vídeo. O tráfego nos vídeos está estimado em mais de 77.000 visitas por mês. A Zappos é uma das 50 maiores varejistas que se utilizaram de vídeos de comércio eletrônico em grande escala.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.