Empresas devem visar amigos de fãs no Facebook, diz estudo global
As empresas que conduzem campanhas de marketing no Facebook podem ganhar grandes benefícios ao visar os amigos de seus fãs na rede social, de acordo com novo estudo realizado pela comScore e pelo Facebook (com mais de 2 milhões de usuário no mundo), que descobriu que usuários da rede social gastam 27% de seu tempo no site navegando pelo newsfeed de sua homepage.
Abaixo, resultados adicionais do trabalho, intitulado “The Power of Like: How Brands Reach and Influence Fans Through Social Media Marketing,”, conduzido pela comScore Social Essentials e pelo próprio Facebook.
Amigos de fãs constituem grande percentual do universo do Facebook. Como exemplo, o Bing da Microsoft tem uma base de aproximadamente 1,7 milhão de fãs, mas este número se apequena quando comparado ao obtido pelo Facebook: 232 milhões, ou 130 vezes mais fãs que seu concorrente:
Os amigos de fãs geralmente compreendem a um grande segmento de consumidores, que é 34 vezes maior, em média, para as 100 principais páginas de empresas (isto é, a partir da exposição da marca para um fã de uma marca top 100, se alcançam em média 34 amigos dele na rede social).
Olhando especificamente para o Starbucks, Bing e o Southwest, o número de amigos de fãs alcançados pela exposição da marca mais que dobra o alcance obtido apenas com os fãs nos dois primeiros, e alcança 25% no caso do Southwest.
Os usuários do Facebook gastaram em maio de 2011 mais de um quarto de seu tempo no site lendo e interagindo com o newsfeed (que aparecem nas páginas iniciais dos usuários). Esta atividade corresponde a 4% de todo o tempo gasto na web nos EUA neste período.
Visualizações de perfil correspondem a 21% do tempo gasto na rede social, seguido por visualizações de foto (17%) e uso de aplicativos e ferramentas (10%).
Como primeiro local onde o conteúdo de empresas é consumido, usuários são de 40-150 vezes mais propensos de consumi-los no newsfeed do que visitar a própria página do comerciante em que é fã.
Para compreender esta diferença entre o consumo de conteúdo de marcas no newsfeed com relação a página da empresa, o estudo compara o número de visualizações nas páginas de fãs com o número total de exposições em páginas empresariais no Facebook.
Entre as três companhias estudadas, o Starbucks foi quem atingiu o maior alcance, entregando 156 impressões em todo o Facebook para cada visualização em suas páginas de fãs, enquanto o Southwest entregou 42 impressões e o Bing 45.
A despeito do domínio do consumo através do newsfeed quando compara com a página da marca, uma minora dos fãs a visualiza durante uma semana típica. Em média, 16% dos fãs alcançados por conteúdos de marcas visualizaram a página toda semana, de acordo com uma análise do Facebook, o que pode ser explicado provavelmente pela perda de conteúdo por parte de alguns fãs, caso eles não estejam logados no site durante o período em que há atividades nas páginas das marcas.
Categoria: Pesquisas