Empresas gastam 92 vezes mais para atrair os usuários do que para mantê-los em seus sites
Empresas em geral gastam 92 vezes mais para trazer o usuário para seus sites do que para mantê-lo navegando pelo conteúdo oferecido, ou seja, precisam apostar mais na retenção e menos na atração de clientes virtuais.
Seu estabelecimento consegue atrair milhares de visitantes por dia, mas o número de visitantes que vira, de fato, cliente, não chega a meia dúzia. Não é frustrante? De acordo com Phillip Klien, diretor de inovação da Predicta (www.predicta.net), consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais, e palestrante do evento e-commerce Live, trabalhar a estratégia atração x retenção é uma questão de maturidade.
Em sua palestra “Estratégias de segmentação comportamental que geram retorno” Klien discorreu sobre o mau uso que as empresas brasileiras têm feito dos dados de que dispõem. Os investimentos no marketing voltado a prospecção superam de longe o orçamento dedicado à manutenção da base. Segundo o executivo, se gasta 92 vezes mais para trazer o usuário para o site do que para mantê-lo navegando pelo conteúdo oferecido.
“Melhorar a experiência, apresentando de modo simplificado e no tempo desejado o conteúdo pretendido, e até mesmo informações que nem o usuário sabe que procura, é uma necessidade premente e generalizada”, afirma Klien. Segundo o executivo, as empresas têm menosprezado as estratégias voltadas a cultivar o relacionamento com o usuário ou porque não vêem sua importância ou porque não conhecem a melhor forma de fazê-lo, restringindo-se a métodos ultrapassados como contagem de clicks ou de impressões por página.
O intuito da palestra foi, portanto, mostrar como as empresas de e-commerce podem se sobressair em um mercado em que layout bacana é obrigação e não mais diferencial. A personalização ou target comportamental, na linguagem técnica, é a grande alavanca para aumentar as vendas, afinal, tornando a experiência dos usuários mais agradável, eles voltam com maior frequência e mais engajamento.
Categoria: Pesquisas
Realmente muito bom, estamos trabalhando esta situação com vários clientes, mas é questão de maturação sim, as pessoas ainda acham que só Visitas que importa, pra mim, mais importante ainda é reter as visitas no site.
Muito boa matéria
Ana Carla Cunha
http://www.c2marketingdigital.com.br