Empresas podem fidelizar clientes através das compras coletivas, diz pesquisa
Consumidores gostam de obter descontos. Aproximadamente 27% afirmam visitar sites que oferecem algum tipo de desconto, como é o caso dos sites de cupons, enquanto que 22% são os que visitam sites de compra coletiva pelo mesmo motivo.
Mas as intenções dos consumidores em visitar estes sites variam, segundo um relatório da RetailMeNot.com, que contou com a participação de 2.045 consumidores adultos no mês de março. 68% dos usuários de compras coletivas afirmam que estes sites são melhores para realizar compras por impulso do que compras planejadas, e 82% dos usuários de sites de cupons em geral dizem que estes são melhores para economizar em uma compra planejada do que em sites de compras coletivas. O relatório também demostrou que 76% dos consumidores que frequentam os dois tipos de sites diariamente afirmam que economizam mais dinheiro a longo prazo em sites de cupons.
Independente de onde se encontra um desconto, consumidores tornam-se mais leais as empresas que os oferecem. Assim, 97% dos usuários dos sites de compras coletivas afirmam voltar a loja depois de terem utilizado o serviço, e 95% dos usuários dos sites de descontos afirmam o mesmo.
“Como os consumidores e as empresas descobriram o valor deste negócio, eles estão inaugurando uma nova era nas compras pelo e-commerce” afirma Cotter Cunningham, diretor executivo da WhaleShark Media, controladora da companhia RetailMeNot.com.
Categoria: Pesquisas
Desconto dificilmente fideliza ou torna o cliente leal. Estes são níveis de relacionamento somente alcançados quando os interesses da relação vão muito além do preço de um serviço. Cancele os descontos e veja toda a lealdade ir para o ralo.
De fato, descontos estimulam compras recorrentes, mas isto não deve ser confundido com fidelidade.
De qualquer forma, este é o objetivo das Compras Coletivas que vem se concretizando: trazer novos clientes para o seu negócio e, tendo atendido ou superado as expectativas, ser eficiente em trazê-lo de volta e assim construir um relacionamento.
Abraços
Vale lembrar também que estes dados são de um mundo onde este mercado é muito mais consolidado do que o brasileiro, onde a maioria dos grandes players disponibilizam cupons (impressos também) e já virou costume do consumidor procurar por cupons na internet antes de efetuar uma compra.
O Brasil ainda está vivendo a proliferação descontrolada destes sites e acredito que estas altas taxas de sucesso não se repetem por aqui (ainda).
Mas, qual é a diferença entre um site de compra coletiva e um site de cupons de desconto?