Entre os itens mais cobiçados, 72% dos smartphones tiveram seus preços alterados antes do Dia dos Namorados
O consumidor definitivamente adquiriu confiança para comprar presentes em datas especiais no e-commerce. De acordo com uma pesquisa realizada pelo MercadoLivre em parceria com a Netquest, 90% entre 1,6 mil usuários da plataforma tinham intenção de comprar pela web um presente para seu amor. Desses, 19% pesquisavam por smartphones e 13% por artigos de beleza. Mas e quanto aos preços dos produtos?
Para saber como os números se comportam, a Precifica fez uma pesquisa junto a alguns dos principais players dos segmentos mais procurados e constatou que 72% entre quase 500 tipos de celulares e smartphones tiveram valores alterados, para mais ou para menos, em três das lojas de departamento mais relevantes do país. Em uma delas, os produtos aumentaram entre 4% e 8% até 26 de maio, quando começaram a cair gradativamente até 13 pontos percentuais.
“Detectamos que as lojas virtuais iniciam as campanhas de preços dinâmicos em média 20 dias antes das datas sazonais, como o Dia dos Namorados”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
No segmento de “Beleza”, 66% dos produtos sofreram variações nas categorias “Perfumaria” e “Cabelos”, sendo que uma das lojas mostrou um aumento médio de 17% sobre os preços. Já entre “Eletroportáteis”, categoria também bastante procurada para o Dia dos Namorados, 77% tiveram os preços atualizados em algum momento.
“Confirmamos que é uma tendência no comércio eletrônico a alteração de preços em datas especiais para incentivar o consumo, e a loja que não adere à prática de Precificação Inteligente e Dinâmica tende a ficar obsoleta”, finaliza Ricardo.
Categoria: Pesquisas