Push Notifications: O canal de Marketing do futuro?
Todo ser humano que tem um smartphone costuma ter um “comichão” quando recebe uma notificação.
Devemos aproveitar este impulso para comunicar com os utilizadores via mobile app, mas devemos ser sensatos para não os chatearem a ponto de levá-los a desinstalarem o app.
Então, como podemos ajudá-lo a aproveitar este canal de Marketing do futuro? Push notifications (também conhecido como notificações push) para:
- Promover os seus produtos/serviços
- Aumentar as suas vendas
- Melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes
- Converter utilizadores da sua app em clientes
… tudo isso através da sua app?
Se chegou até aqui sabemos que já está cheio de ideias de como usar as notificações push para melhorar o seu negócio. Ainda assim, acredito que se você continuar lendo vai aprender um pouco mais sobre como usar uma app mobile push.
O QUE SÃO NOTIFICAÇÕES PUSH?
Notificações push são mensagens enviadas via Push Notification Service para uma APP mobile (smartphone ou tablet).
O utilizador da App pode receber notificações de novas mensagens, promoções exclusivas, convites, alertas de proximidade, comentários em nossas publicações e comentários em publicações que comentamos. E podemos recebê-las mesmo quando não estamos a usar a app.
Para você (que tem o seu app) notificações push significa poder enviar mensagens para os utilizadores de seu app.
Notificações Push são iguais a SMS?
São parecidas, mas são “animais” diferentes!
Eis alguns pontos que diferenciam as push notifications:
- As notificações push podem ser enviadas apenas para utilizadores que instalaram o seu app
- Sempre que enviar uma notificação, as mensagens aparecem em destaque nos tablets e smartphones (IOS, Android e Windows Mobile)
- As notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres/linhas e formato), de acordo com o sistema operativo (iOS, Android, Windows)
Na imagem abaixo indicamos alguns exemplos práticos de como usar as notificações push.
Imagem 1 – Notificações push nos smartphones dos utilizadores que instalaram a sua app
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DAS NOTIFICAÇÕES PUSH?
Para os utilizadores do seu app éuma forma conveniente (porque aparece em destaque nos smartphones deles) de receberem, por exemplo:
- Novidades e promoções
- Informação útil (trânsito, meteorologia, notícias, voos…)
- Ter o contato da empresa sempre à mão
Para você, que tem o seu app
Consegue comunicar diretamente com os utilizadores da sua app.
Ao contrário dos emails, as notificações push NÃO vão para o spam folder, nem tampouco ficam esquecidas no inbox. E, ainda, exibem o dobro da taxa de abertura do que os e-mails.
Também são um lembrete para os utilizadores usarem o seu app.
Ou seja, as notificações push são muito eficazes para o seu negócio. Permitem que:
- Comunique de acordo com expectativas/comportamentos de cada utilizador
- Aumente a participação e fidelização dos utilizadores
- Aumente a taxa de conversão e retenção dos utilizadores
Então, com essas vantagens todas…
… NOTIFICAÇÕES PUSH SÃO O CANAL DE MARKETING DO FUTURO? SIM? OU NÃO?
Depende de você. Depende de nós (fornecedores)!
Devemos tratar o poder de comunicar diretamente com os utilizadores dos apps, através das notificações push, como um privilégio. Não como um direito.
Push Notifications devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada utilizador.
Caso contrário, iremos destruir esse poder: os utilizadores irão ficar chateados, irão ignorar/desabilitar as notificações push, ou até desinstalar os próprios aplicativos!
O futuro das notificações push está nas suas mãos…
Categoria: Tendências
Push é a tecnologia mais chata em termos de utilização!
O usuário se irrita, bloqueia, deixa a notificação e em muitos casos desinstala o app.
Muito cuidado na hora da utilização.