Envio de E-Mail Marketing em queda no mês de agosto nos EUA
Os maiores varejistas online enviaram para seus clientes uma média de 3,1 emails promocionais durante a semana que se encerrou em 2 de setembro, de acordo com Chad White, diretor de pesquisas da Responsys e autor do Retail Email Blog. Estes números configuraram uma queda de 4% em uma comparação de base semanal, 2% com relação a um mês e 11% quando comparado ao ano anterior.
Agosto começou devagar, com uma média de 3 emails na semana que terminou no dia 5 deste mês, para ter uma leve queda na semana encerrada no dia 12 de agosto e após subir novamente e atingir uma média de 3,1 na semana que findou em 19 de agosto. Na semana seguinte a média passou de 3,2 emails promocionais, para encerrar o mês com uma pequena queda, atingindo uma média de 3,2 envios na semana encerrada em 2 de setembro.
Como a semana encerrada em 2 de setembro incluiu para muitos americanos o início do feriado prolongado do dia do trabalho (ocorrido no dia 5 de setembro, segunda feira), não é surpresa que a percentagem de e-mail marketing que mencionam este feriado mais do que quadruplicou, passando de cerca de 5% na semana terminada em 26 de agosto para alcançar 20% na que encerrou em 2 de setembro.
Enquanto isso, os e-mail marketing que mencionaram a volta às aulas começaram a apresentar um declínio acentuado na semana que encerrou em 26 de agosto, quando seu percentual passou de 20% para 15%, baixando ainda mais na semana seguinte, atingindo 10% na semana que terminou em 2 de setembro, quando vários distritos escolares dos EUA iniciaram as suas aulas.
Bem menos frequentes foram emails que citam o Hellowen (que ocorrerá em uma segunda feira, no dia 31 de outubro), atingindo 5% dos emails enviados no mês, que experimentaram um ligeiro aumento na semana que se encerrou em 19 de agosto.
Sexta-Feira, dia 2 de setembro, foi o dia preferido pela maioria dos maiores varejistas online para enviarem e-mail marketing, com uma taxa de envio de 55%. Nenhum outro dia obteve uma taxa de envio de e-mail marketing de mais de 50%. A quinta-feira, dia primeiro de setembro, foi o segundo dia na preferência, com uma taxa de envio de 48%, seguido pela segunda-feira 29 e quarta feira 31 de agosto, onde a taxa de envio de email marketing dos maiores varejistas online atingiu 45%.
Apenas 28% dos maiores varejistas online enviaram e-mail marketing no sábado, dia 27 de agosto, ficando abaixo dos 37% apurados em 28 de agosto, um domingo, dia que tradicionalmente apresenta baixa taxa de envio de e-mail marketing.
Em todos os meses de fevereiro a julho de 2011, a média de envio de emails por varejistas online subiu substancialmente com relação ao ano anterior. A maior média de envio de emails mensal em um período equivalente em 2010 foi de cerca de 2,9 na semana que terminou em 18 de agosto, enquanto a deste ano foi de mais de 3,2 na semana encerrada no dia 26 de agosto.
Categoria: Pesquisas