Falta de planejamento compromete serviço de entrega de pequenos comerciantes

| 30/11/2012 - 14:56 PM | Comentários (2)

Criar uma pequena loja virtual já não é mais novidade e nem tão difícil assim. No entanto, os pequenos – e iniciantes – comerciantes continuam lidando com um problema básico: a entrega dos produtos.

Mas, se o seu negócio lida com este tipo de problema, você já se perguntou em que parte deste processo está errando? De acordo com Tássia de Souza, supervisora de relacionamento e marketing da Innodigital, unidade web do Grupo Innovar8, na maioria das vezes os erros mais comuns acontecem exclusivamente por um único motivo – falta de planejamento -, sobretudo na área financeira, na escolha de parceiros e pelo ímpeto que acomete à maioria dos empreendedores, de querer abraçar o mundo. “Muitos comerciantes não desenvolvem planejamento de custo e iniciam seus projetos oferecendo frete grátis e descontos sem colocar no markup de venda, sendo assim se prejudicam ao final de cada mês. Além disso, é preciso ter sempre em mente que o e-commerce possui particularidades como reentrega, logística reversa e entrega em horários especiais, mas o lojista não discute essas questões com o parceiro, que sempre poderá auxiliá-lo nas melhores estratégias”, observa.

Outro forte contribuinte para os problemas de entrega, segundo a supervisora, é o fato de a grande maioria dos empreendedores começarem um negócio sem ter estrutura necessária para tanto. “Dependendo do tipo de produto, iniciar o projeto com vendas nacionais não é a melhor escolha. Às vezes, é necessário vender regionalmente para solidificar a empresa, conhecer bem o mercado e o potencial da empresa até que sua estrutura esteja firme para crescer e expandir”, reforça.

Para amenizar tais situações prejudiciais para a imagem e para o posicionamento da empresa, Tássia de Souza dá algumas dicas:

– O mais importante sempre é ter um planejamento da ação;

– Busque por parcerias sólidas;

– Mantenha boa comunicação e negociação com o fornecedor;

– Conheça bem o mercado;

– Aposte em seus diferenciais;

– Analise com cuidado os relatórios de entrega, tanto internamente quanto através da opinião do consumidor;

– E, se necessário, sempre recorra a um consultor de e-commerce para auxiliá-lo nas estratégias.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (2)

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  1. Luciano R disse:

    Ótima matéria. A logistica ecommerce foi criada exatamente para trazer melhoria no processo logístico de acordo com o segmento e tamanho de cada loja virtual (etiquetas, redução de custo com o frete, embalagens, etc)
    Vale a pena conferir .. http://www.logisticaecommerce.com.br

  2. Michel Campillo disse:

    Ótima matéria ! As entregas e o frete estão sendo realmente o grande vilão do e-comércio.

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