Estudo mostra panorama do E-Commerce no Brasil e no mundo

Contratada pela Pitney Bowess, a empresa ORC Internacional realizou a pesquisa entrevistando aproximadamente 10.000 adultos em 10 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Reino Unido e EUA, buscando compreender seus hábitos e preferências na hora de comprar pelo e-commerce.
Penetração do e-commerce atinge 91% dos consumidores brasileiros
A pesquisa mostra que o consumo através de canais online já é um hábito mundial. Globalmente, 93% (91% no Brasil) dos consumidores entrevistados já realizaram alguma compra pela rede, com 49% (45% no Brasil) tendo feito alguma aquisição pela internet durante o último mês. Consumidores da Alemanha, Coréia do Sul e Reino Unido são os mais propensos a ter realizado compras online dentre os países inclusos no estudo (98%), seguido de perto pelo Japão (96%). O Canadá é o país com menor penetração do comércio eletrônico, com 82% dos entrevistados relatando ter comprado algum produto através de dispositivos eletrônicos.
Baixo preço lidera preferência dos consumidores
A pesquisa constatou que os consumidores almejam basicamente quatro fatores quando realizam compras em sites de e-commerce: preços competitivos (71%), grande variedade de produtos (42%), processo de checkout simples e baixo custo de transporte e impostos (35%). O preço das mercadorias foi a consideração mais lembrada nos 10 países inclusos no estudo. Especificamente para os brasileiros, o baixo preço (59%) e a praticidade e agilidade no processo de pagamento (56%) são os principais atrativos para comprarem pelo e-commerce. Curiosamente, este último fator obteve um índice muito parecido com um estudo divulgado recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em que 54,46% dos paulistanos apontaram a praticidade como o principal diferencial do comércio eletrônico.
Custos de frete é o principal motivo para o abandono do carrinho
No entanto, outras preferências dos consumidores variam conforme o país. Por exemplo: no estudo aparecem diferenças significativas nas razões que influenciam os consumidores a abandonar os carrinhos de compra. Altos custos de frete, 67% (53% Brasil), taxas e impostos adicionais para a entrega, 47% (48% Brasil) e tempo de entrega, 39% (45% Brasil) são os fatores mais citados como motivos para não completar uma compra online. Mas estas taxas variam bastante entre as nações. Consumidores dos EUA (83%), Reino Unido (79%) e Japão (78%) são três vezes mais sensíveis aos custos de transporte como motivo para não finalizar uma compra do que os sul-coreanos (25%).
Produtos eletrônicos são os mais populares no Brasil
A pesquisa também se objetivou a descobrir quais produtos os consumidores preferem comprar pela internet em detrimento das lojas físicas. As categorias de produtos com maior percentual de preferência de compra na rede foram livros, vídeos e música, 58% (63% no Brasil) hardware e software, 41% (59% no Brasil) e eletrônicos de consumo, 38% (66% no Brasil). A categoria de vestuário foi a menos popular dentre as opções, com apenas 11% dos brasileiros afirmando preferir comprar produtos do gênero em sites de e-commerce.
Em quase todas as categorias de produtos que aparecem na pesquisa os consumidores chineses se mostraram mais propensos a comprar pela internet ao invés de lojas físicas, com itens de vestuário (58%) e calçados (53%) liderando a lista. Apenas em produtos hardware e software (39%) e joias/relógios (16%), a preferência por comprar online foi menor do que em lojas físicas.
Consumidores preferem receber ofertas por e-mail
Quando questionados sobre as suas preferências no recebimento de informações sobre novos produtos, promoções e outras ofertas de varejistas/marcas, 59% dos consumidores globais (e 72% dos brasileiros) optaram para que a comunicação se realizasse via e-mail. 25% (16% no Brasil) preferem o recebimento de informações em catálogos ou por mala direta, indicando que o correio também é um canal muito atrativo para os varejistas online. 4% (1% no Brasil) dos entrevistados gostam de receber as novidades por mensagem de texto (SMS), enquanto 5% dos brasileiros têm predileção por canais de mídia social (Facebook e Twitter).
Olhando para as diferenças no comportamento dos consumidores em todos os países, o Brasil apresentou a maior taxa de preferência para o recebimento de informações/ofertas via e-mail (72%). Consumidores australianos (33%) apresentaram o maior favoritismo pelo recebimento de catálogos e malas diretas, seguidos de perto pelo Canadá (32%), Alemanha (31%) e EUA (30%). Mensagens de texto (SMS) tiveram as maiores taxas de predileção na Coréia do Sul (13%), Japão (12%) e China (9%). Já 11% dos chineses e 5% dos sul-coreanos e brasileiros preferem receber informações por meio de redes sociais.
Categoria: Pesquisas




































































