Consumidores preferem frete grátis do que entrega no mesmo dia, aponta pesquisa
Ao contrário do que muitos imaginam, a agilidade da entrega no comércio eletrônico não é um fator tão importante para os consumidores que optam pelas compras on-line, a menos, não, nos Estados Unidos. De acordo com pesquisa sobre os fatores que mais estimulam as compras no e-commerce, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), 74% dos entrevistados citaram o frete gratuito como o principal motivador nas compras on-line, seguido do preço, apontado pela metade dos participantes e, da possibilidade de devolução gratuita, por 35%, enquanto apenas 9% dos consumidores ouvidos, consideram a possibilidade de receber o produto no mesmo dia um diferencial importante.
Os consumidores também priorizam as opções de custos mais baixos em detrimento daquelas em que a hora de entrega é especificada. Além disso, ao analisarem suas próximas compras, os entrevistados afirmaram dar preferência a fatores básicos, como o preço e facilidade na devolução, ao invés de rastreamento do item e entrega no mesmo dia.
No entanto, os dados indicam que a disposição dos consumidores em pagar mais por uma entrega no mesmo dia está relacionada ao valor atribuído ao produto, ou seja: produtos de baixo custo, como livros, CDs e materiais de escritório, por exemplo, dificilmente o consumidor estaria disposto a gastar mais para recebê-los no mesmo dia da compra. Por outro lado, quando se trata de eletrodomésticos ou móveis, o percentual cresce consideravelmente para mais da metade dos entrevistados.
Categoria: Pesquisas
Com certeza, prefiro gasta menos do que chegar mais rápido !
Que dado interessante. Isso não mostra uma preferência pela economia do frete, mais uma compensação pela desvantagens proporcionadas pela compra on line.