Estudo traça panorama do E-Commerce no mundo
Consumidores de diversas regiões do mundo que realizam compras em sites de e-commerce afirmam que livros e roupas são os itens com maior intenção compra durante o segundo semestre de 2011, de acordo com um estudo apresentado pela The Nielsen Company. Dentre eles, 40% planejam comprar livros neste período, enquanto 36% devem comprar roupas.
Outros produtos citados incluem tickets aéreos (32%), equipamentos eletrônicos (27%) e reservas de passagens aéreas (26%).
Consumidores ocidentais são os que mais gastam pelo e-commerce
Quando comparado os gastos dos consumidores entre os hemisférios, nota-se que os ocidentais são mais “vorazes” em compras pela internet. Por exemplo, mais da metade (51%) dos consumidores ocidentais realizam cerca de 5% dos seus gastos mensais em compras pelo comércio eletrônico, 27,5% a mais que os 40% dos compradores orientais que alocam esta pequena fatia mensalmente.
Enquanto um combinado de 28% dos consumidores nos dois hemisférios disponibiliza entre 5-10% de seu orçamento mensal no e-commerce, a maior diferença ficou entre aqueles que gastam de 11 a 25% e 26 a 50% de suas compras mensais virtualmente. 19% dos ocidentais realizam entre 11-25% de seu gasto mensal com compras pelo comércio eletrônico, 36% a mais que os 14% dos consumidores orientais que o fazem.
A discrepância é ainda mais evidente entre aqueles que gastam de 26 a 50% do seu orçamento mensal com compras pela rede. Cerca de 9% dos usuários no hemisfério ocidental gastam este valor, número 80% superior aos 5% dos orientais que afirmam despender este mesmo percentual. Reservas acima desta faixa são raras em ambos os hemisférios.
Ásia-Pacifico tem a maior penetração do e-commerce
A maioria (87%) dos consumidores da região Ásia-Pacifico têm o hábito de comprar em sites de e-commerce. Curiosamente, a Europa (85%). América do Norte (83%) e América do Sul (81%) apresentam taxas de penetração muito próximas. Por outro lado, um pouco mais da metade (53%) dos consumidores localizados no Oriente Médio, África e Paquistão realizam compras do gênero.
Consumidores da Ásia-Pacífico são os que mais postam comentários negativos
Além de serem os e-consumidores mais ativos, os moradores da região da Ásia-Pacífico também são os mais severos quando o assunto é avaliar produtos ou serviços das empresas, com 49% de suas avaliações sendo negativas. Consumidores europeus são os menos críticos, com apenas 32% de suas opiniões sendo negativas. Ainda assim, comentários positivos superam os negativos em todos os continentes.
Aproximadamente metade (50%) dos consumidores globais consideram as análises de outros consumidores antes de realizar compras de produtos eletrônicos. Outros itens como carros (45%) e software (37%) também são populares neste quesito.
Defensores de marca lideram compartilhamento de conteúdo
Consumidores que são defensores de marcas (aqueles que habitualmente compartilham informações sobre produtos que utilizam), são mais propensos a compartilhar dados de produtos online que clientes que não o são, de acordo com uma pesquisa divulgada em maio de 2011 pela BzzAgent (Clique aqui para ler). Isto também inclui o uso de mídias sociais, e-mail, sites de e-commerce e outros mecanismos de feedback online.
Defensores de marca são quatro vezes mais propensos a compartilharem que os não defensores (28% contra 7%). Eles também são aproximadamente duas vezes mais propensos a compartilhar informações através de mídias sociais (58% contra 275), sites de e-commerce (43% contra 22%) e e-mail (53% a 39%).
Categoria: Pesquisas