Executiva dá dicas para reter e atrair novos talentos
O Brasil enfrenta problemas para a obtenção e manutenção de mão de obra qualificada. De acordo com uma pesquisa recente, da Deloitte, empresa de auditoria e consultoria financeira, 54% dos executivos brasileiros consideram a retenção de talentos o principal desafio a ser enfrentado, seguido pela atração de bons profissionais.
Para Juliane Yamaoka, gerente geral da Efix, as empresas precisam adotar novos modelos de gestão para se posicionar à frente de seus concorrentes no que concerne à atração e retenção de mão de obra qualificada: “Aquelas que afastam talentos e ainda mantem líderes com o perfil de chefe não sobreviverão”, explica.
De acordo com a executiva, uma das formas de atingir essa meta é oferecendo formas de qualificação: “Criar um plano de educação corporativa e firmar parcerias com universidades, para incentivar o aperfeiçoamento de sua equipe, são medidas interessantes nesse aspecto”, comenta Yamaoka. O ambiente de trabalho também pode ser modificado, visando gerar um espaço produtivo e estimulante: “Oferecer alternativas flexíveis de horário de entrada e saída também funcionam para consolidar um ambiente positivo”, acrescenta.
As oportunidades de crescimento dentro da empresa constituem outro ponto a ser explorado pelos empreendedores. Conforme explana a gerente geral, funcionários entusiasmados produzem mais e aumentam o rendimento da empresa: “Oportunidades de carreira, novos projetos, promoções e um pacote de remuneração são excelentes formas de estimular os funcionários”, pontua Yamaoka.
A manutenção de uma equipe coesa e determinada é um desafio diário para todos os empreendedores, uma tarefa que deve ser levada a sério para o sucesso de qualquer empresa: “Invista nos profissionais que já integram o seu time e valorize seus talentos. Os resultados vão fazer valer a pena o esforço”, conclui.
Categoria: Pesquisas