Home-office no Brasil: mais de 75% dos funcionários não recebem auxílio da empresa para montar o escritório em casa

| 22/06/2015 - 08:53 AM | Comentários (1)

digitando

A busca por uma melhor qualidade de vida tem tornado o home-office um hábito cada vez mais adotado por empresas e seus colaboradores, mas ter um escritório em casa exige planejamento, cuidados e investimento. É necessário pensar nas atividades que serão realizadas, comprar móveis e equipamentos eletrônicos como computador, impressora e telefone, além de providenciar boa conexão com a internet. O problema dessa realidade é que, além de ter que programar a nova rotina sem apoio, o trabalhador ainda precisa custear tudo isso com seu próprio salário.

Uma pesquisa recente realizada pela Regus – líder mundial em soluções flexíveis de espaços de trabalho – que entrevistou 44 mil executivos sêniores, em mais de 100 países – revelou que 61% dos trabalhadores possui um escritório em casa, mas apenas 51% deles o consideram um ambiente profissional.  No Brasil, a pesquisa foi aplicada nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Dados da pesquisa mostram que montar um escritório em casa para trabalhar custa aproximadamente mil reais por mês no Brasil e, um em cada dez entrevistados brasileiros, afirma que precisaria gastar mais do que um mês inteiro de salário para transformar seu escritório num ambiente profissional. Além disso, apenas pouco mais de um quarto dos brasileiros afirma que suas empresas contribuem para a montagem destes espaços.

Mas, mesmo parecendo que as empresas ainda estão economizando quando optam por ajudar o trabalhador na montagem e manutenção do escritório, a falta de regulamentação do ambiente de trabalho pode impactar negativamente o negócio. Sem um espaço ideal, o colaborador pode ter dificuldades para estabelecer as prioridades da nova rotina, se organizar e, principalmente, manter o foco.

Otávio Cavalcanti, diretor da Regus no Brasil, afirma que os benefícios do trabalho remoto tanto para a equipe quanto para o empregador são claros, mas a prática exige comprometimento dos envolvidos. “Se, por um lado, existe a vantagem de assegurar que uma equipe é capaz de trabalhar efetivamente mesmo longe do escritório, por outro, os números mostram que muitas empresas correm riscos diários por não regular o ambiente de trabalho, tanto no quesito de segurança, quanto de comprometimento do trabalhador”. O executivo comenta ainda que os ambientes de trabalho compartilhados são uma ótima alternativa para reduzir custos e manter as equipes motivadas.

“Um investimento pequeno na oferta de acesso a espaços de trabalho totalmente equipados, mais próximos de casa, podem ajudar as empresas a manter a flexibilidade de seus trabalhadores e ainda reduzir custos”, conclui.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Alexandre disse:

    Olá! Estou fazendo uma pequena pesquisa sobre home office e me deparei com o texto publicado por vocês. Porém, alguns dados apresentados são contraditórios e gostaria que vocês, se possível, esclarececem algumas questões.
    A pesquisa da Regus entrevistou 44 mil executivos sêniores. A mesma pesquisa estima em cerca de R$1mil o custo mensal para se montar um escritório no Brasil e que 1 em cada 10 entrevistados gastariam mais que seu próprio salário mensal para ter um home office.
    Qual o padrão utilizado para se determinar este custo? Que tipo de escritório seria esse?
    Um executivo sênior ganham muito mais que R$1 mil/mês, como pode então gastar mais que um mês de seu salário mensal.
    Parece que há, no mínimo, uma grande contradição nesta pesquisa.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.