Marketing para startups: o que fazer e o que não fazer?
Balizadoras do crescimento de qualquer empresa, as campanhas de marketing exercem um papel fundamental na propagação dos serviços e produtos das startups. Contudo, a concepção de uma campanha de divulgação para startups evoca uma série de dúvidas na cabeça dos empresários: quais ferramentas de divulgação usar? Em quais canais despender mais atenção? Como evitar estratégias falhas?
Para Tulio Kehdi, sócio-diretor da Raccoon, agência de marketing de performance, as startups precisam ter em mente que nem sempre a solução mais óbvia é a mais recomendada: “Se pensarmos em todas as formas disponíveis para se trabalhar com marketing na internet, a primeira ferramenta que vem à nossa mente são os links patrocinados. Porém, a premissa de que ‘as pessoas vão buscar por produtos/serviços na Internet’ não funciona perfeitamente quando o que está sendo oferecido é inovador, e não muito conhecido”, comenta.
O executivo aponta que um dos primeiros passos a serem tomados, em se tratando de marketing, é entender a concorrência em potencial: “Se você substitui produtos/serviços oferecidos por concorrentes tradicionais, tente entender suas estratégias de marketing e como se posicionam na internet, seja por meio de portais, mídia social ou mecanismos de busca”.
Como opções úteis de divulgação, Kehdi menciona as mídias sociais e ferramentas de retargeting: “A primeira, pode ser mídia social paga ou orgânica, pois ajudam a dar indícios claros de outros clientes que buscam produtos/serviços similares àqueles que você oferece”, detalha. “Já as ferramentas de retargeting são úteis porque, não importa qual o seu negócio, certamente menos de 5% das pessoas que o conheceram vão querer usá-lo ou pagar por ele. Logo, é importante tentar convencer uma parcela dessas pessoas que se interessou pelo que você tem a oferecer”, acrescenta.
Kehdi aponta que, na hora de fazer branding (trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado) de startups, é preciso definir canais e perfis próximos dos compradores: “Uma dica importante é fazer isso ao longo do tempo. Investir rios de dinheiro para alavancar rapidamente tráfego pode não ser uma estratégia inteligente no médio prazo, por exemplo”, pontua.
Por último, o executivo recomenda testar todas as plataformas de mídia online antes da escolha final: “No mundo online, estratégias que não parecem fazer sentido por não funcionar para alguns segmentos podem se mostrar vencedoras para nichos de mercado específicos”, conclui
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