3 dicas para encarar a logística reversa sem medo

| 10/06/2015 - 11:40 AM | Comentários (1)

caminhao

Ninguém gosta de falar sobre logística reversa. Contudo, saber aproveitar a adversidade como uma oportunidade de negócio é o que distinguirá seu e-commerce no mercado virtual. Veja:

Como se preparar para a logística reversa? No e-commerce, o consumidor é garantido por lei ao direito de arrependimento. Ou seja, a loja virtual deve ter um departamento bem estruturado para essa situação, que pode acontecer após qualquer negociação. Adiantar-se, portanto, é a melhor solução para não ser pego de surpresa, causando uma má impressão no consumidor que poderia ser, tranquilamente, fidelizado nesse momento.

Como enfrentar a logística reversa? Mais do que um processo inverso de toda a negociação, sendo a coleta do produto, a troca do mesmo ou a devolução do valor pago ao cliente, esse é um momento próprio para pensar: “Como posso fazer isso da melhor forma?” Ao desenvolver esse processo pensando em uma situação não-traumática ao consumidor, investe-se mais em um atendimento específico e na rápida execução da ação.

Como agir de maneira correta? Diante de uma loja virtual preparada para enfrentar a logística reversa sem desespero, o ideal é analisar a frequência dessas reversões e em quais produtos essa questão é mais comum. Em paralelo, vale destacar uma política de trocas e devoluções para os consumidores, apresentando claramente em quais condições a requisição será aceita.

Seu e-commerce não precisa ser surpreendido pela logística reversa. Antecipe-se e surpreenda você, seu consumidor. Sucesso!

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Patricia Fernandes disse:

    Qual o prazo máximo que se deve dar ao consumidor quando este solicitar devolução e troca para postar o produto nos Correios?
    Não encontrei nada sobre o prazo da logística reversa, apenas sobre prazo para solicitar troca ou devolução que é de 7 dias.

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