Como a precificação pode ajudar diferentes nichos no e-commerce
Os benefícios de uma solução de Precificação Inteligente independem do nicho. Com ela, o lojista virtual consegue manter a margem de preço de seu portfólio sem afetar sua rentabilidade. Porém, cada segmento possui especificidades e necessidades diferentes, mas de forma geral todos podem obter bons resultados através do uso de uma ferramenta deste tipo.
Veja o exemplo da aplicação da Precificação Inteligente em quatro segmentos diferentes:
Automotivo – lojas virtuais que vendem pneus, peças e acessórios para carros, por exemplo, possuem fretes elevados por conta do peso e tamanho dos produtos (imagine entregar 4 pneus para o Nordeste se o seu estoque está no Sul do Brasil), e também do valor do seguro envolvido, o que faz os próprios e-commerces subsidiarem esse custo e atuarem com uma margem de lucro menor – logo, qualquer flutuação do preço influencia no desempenho da empresa. Com uma ferramenta de Precificação Inteligente, é possível analisar o mercado e manter o valor dos produtos em uma margem segura para o lucro da empresa.
Algo importante a ser avaliado é verificar se a concorrência pratica preços mais competitivos apenas em praças específicas e quais modalidades oferece ao cliente, dessa forma pode-se decidir com maior agilidade quais as regiões e formas de entrega você deve praticar, com o intuito de blindar a sua margem, mas sem perder competitividade.
Suprimentos de impressão – a maioria do tráfego das lojas virtuais desse setor ainda é proveniente dos mecanismos de busca – isso faz com que os lojistas virtuais invistam principalmente em campanhas de AdWords para atrair possíveis consumidores.
Como uma das melhores táticas é divulgar o preço mais atrativo do que o concorrente, a Precificação Inteligente, que por si já facilita a elaboração de descontos com gestão de risco, para que sejam aplicados apenas sob regras definidas na plataforma, ainda ajuda a equipe de marketing na automação das campanhas já que as mesmas podem ser iniciadas, pausadas ou até atualizadas de acordo com as suas estratégias de preço, aumentando consideravelmente a taxa de cliques (CTR) dos anúncios nos buscadores.
Além disso, caso o seu produto esteja indisponível, essa integração faz com que os anúncios deste respectivo item saiam de veiculação e evitem cliques que não gerem conversões.
Pet – os consumidores deste segmento não buscam só preços baixos, mas também produtos e serviços de qualidade para seus animais de estimação – portanto, as lojas virtuais procuram identificar itens que possuem exclusividade no estoque, como roupas, casinhas e acessórios, para atrair novos usuários. Um dos recursos da Precificação Inteligente e do monitoramento de preços é justamente a análise contínua dos concorrentes, alertando sempre quando houver produtos presentes exclusivamente no seu portfólio e permite que você aumente o preço em determinado momento visando garantir maior lucro – aliás, essa é a velha e conhecida equação da oferta x demanda, porém exercida de forma automatizada!
Informática/Celulares – ainda que a venda de smartphones e produtos de informática tenha apresentado queda nos últimos meses por conta dos preços elevados – confira matéria do Techtudo – , estes produtos ainda possuem grande apelo entre os consumidores, o que faz com que muitas lojas vendam o mesmo item. Com a alta concorrência, o preço torna-se ponto fundamental para os e-commerces, o que exige alterações dinâmicas para não perder nenhuma oportunidade de venda.
Através de uma ferramentar de precificação, é possível manter o preço com margem mínima adequada em qualquer período do dia e ainda saber, por exemplo, a política de parcelamento da concorrência, identificando a quantidade de parcelas e o valor da taxa de juros aplicada. Com isso em mãos, é possível comparar a sua política com a da concorrência e definir o seu preço levando em conta as condições pratricadas no mercado – ah, e claro, fazendo com que você esteja o mais competitivo possível.
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