Mercado de e-commerce deve movimentar US$ 360 bilhões na China em 2015
O grande número de internautas na China deve alavancar o e-commerce no país, prevê um estudo divulgado recentemente pelo Boston Consulting Group.
Estima-se que a população on-line chinesa chegue a 700 milhões até 2015, quase 200 milhões a mais que a base atual e duas vezes superior ao número de usuários de internet dos Estados Unidos e Japão juntos.
A empresa de consultoria também prevê que até a metade da década o mercado de e-commerce no país asiático movimente 360 bilhões de dólares, reflexo do maior número de internautas aderindo ao comércio eletrônico.
Atualmente a China tem mais de 193 milhões de e-consumidores, o que supera qualquer outro mercado, incluindo os EUA (170 milhões).
Entre 2009 e 2011, a proporção de consumidores que compraram pela internet saltou de 28% para 36%, enquanto em 2015 este percentual deve chegar a 47%. Cerca de 10 por cento das vendas no varejo devem ocorrer por vias on-line.
A Internet está se tornando uma parte importante na vida dos chineses. O tempo médio diário conectado à internet aumentou de 2,8 horas para 3,6 horas por usuário entre 2008 e 2011.
“A Internet tornou-se rapidamente um meio de massa na China. Ao longo dos últimos anos, as pessoas nas áreas rurais também tiveram acesso à Internet”, explica Christoph Nettesheim, sócio do Boston Consulting Group e co-autor do relatório.
Categoria: Pesquisas