Os desafios do marketing de conteúdo B2B no mundo
A maioria (41%) das empresas B2B (Business-to-business) de diversas regiões do mundo afirma que produzir conteúdos que envolvam seus clientes e prospects é o seu maior desafio na área de marketing de conteúdo, o que representa um aumento de 14% em relação aos 36% dos entrevistados que haviam afirmado o mesmo em 2010, segundo um estudo apresentado em novembro de 2011 pela MarketingProfs. Dados do estudo “B2B Content Marketing: 2012 Benchmarks, Budgets & Trends” ainda mostram que a produção de conteúdo em um volume que atenda as necessidades de seus consumidores (20%) e o orçamento para a produção destes conteúdos (18%) aparecem em uma segunda e terceira posição, respectivamente, enquanto produzir conteúdos em uma grande variedade e obter orçamentos para utilizar conteúdos licenciados foram citados com menos frequência pelos comerciantes.
Apesar de 1 em cada 5 empresas B2B elencar como seu principal desafio o recebimento de verbas para criar conteúdos em uma quantidade que atenda sua demanda, o estudo mostra que os investimentos destinados ao marketing de conteúdo está em ascensão no mundo, com mais da metade (60%) dos entrevistados pretendendo aumentar os recursos alocados nesta área em 2012, contra apenas 3% que afirmam fazer o contrário.
O estudo também mostra que o orçamento médio destinado ao marketing de conteúdo parece variar significativamente conforme o porte da companhia, Por exemplo, empresas com um número inferior a 10 colaboradores gastam em média 34% de seus investimentos neste tipo de marketing, enquanto esta proporção chega a 20% entre os comerciantes com mais de 1000 funcionários.
Enquanto isso, a terceirização deste serviço é popular entre as companhias B2B, com mais de 55% dos entrevistados afirmando terceirizar alguma atividade relacionada ao marketing de conteúdo no ano de 2010, enquanto em 2011 este número saltou para 62%. Quanto se trata de encontrar um fornecedor que conduza a criação deste conteúdo, o uso de consultores obteve o maior incremento no ano a ano, com 32% dos entrevistados afirmando contratar este tipo de profissional em 2011, ante 27% registrados no ano anterior.
Dentre os principais objetivos elencados pelas empresas para o uso do marketing de conteúdo em suas organizações, a maioria (68%) cita a conquista de novos consumidores e expandir o conhecimento sobre a marca com os mais importantes. Geração de leads (66%) e retenção e fidelização de clientes seguem de perto (61%), com o aumento do tráfego, (56%) e engajamento (55%) também sendo lembrados por mais da metade.
Curiosamente, os objetivos relacionados ao marketing de conteúdo são muito próximos com as metas gerais do marketing digital, segundo outro estudo publicado em novembro de 2011 pela Webmarketing 123 (Clique aqui para ler). Dados do levantamento mostram que a geração de leads na internet (46,4%) foi considerada por uma larga margem como o principal objetivo do marketing digital de B2B, superando até mesmo o incremento nas vendas (22,2%), tornar a marca conhecida (15,3%) e a geração de tráfego (11,1%).
Por outro lado, embora o estudo da MarketingProfs mostre que a geração de tráfego não seja o principal objetivo ao se trabalhar com marketing de conteúdo, esta métrica é utilizada com maior frequência para mensurar o sucesso deste marketing, citado por 58% dos entrevistados, enquanto a geração de links (30%) foi a menos lembrada pelos empresários.
Estes resultados são compatíveis com o estudo da Webmarketing123, onde a grande maioria das empresas B2B afirmam utilizar o tráfego como a principal medida para avaliar o desempenho do seu trabalho, acima da geração de leads (69,2%) e de vendas (62,5 %).
Categoria: Pesquisas