Estudo revela a utilização de profissionais do marketing para análise de dados da web
Um combinado de 60% das empresas têm zero (25%) ou um (35%) funcionário dedicado a fazer a análise de dados da web. Outras 18% têm dois funcionários, 10% têm mais de cinco, o que é 10 vezes o número que tem exatamente cinco (1%), e também é maior que o número que conta com três ou quatro funcionários dedicados.
É difícil quantificar se as empresas estão utilizando mais ou menos funcionários nesta área com base apenas nestes dados. Como exemplo, o número de empresas que não tem nenhum funcionário atuando nestas funções aumento 10% e chegou a 22%, enquanto o número de empresas que tem apenas um funcionário nesta função aumento caiu 17%, chegando a 42%.
Além disso, o número de empresas que utilizam dois, quatro, cinco ou mais funcionários se manteram praticamente estáveis, enquanto que o percentual que utiliza especificamente três funcionários mais que dobrou chegando a 4%.
O tipo de dados mais analisados são as interações entre os diversos canais online (70%), seguidos de dados de pesquisas dos clientes (65%), reputação/métricas de mídia social (55%) e dados de engajamento dos clientes (54%).
A comparação de dados deste ano com o estudo anterior mostra algumas mudanças nas prioridades dos varejistas. Por exemplo, apenas 45% dos entrevistados analisavam as métricas de mídia sociais no ano passado, o que representou um crescimento de 22% este ano. De mesma forma, 48% analisaram os dados de engajamento dos clientes ano passado, crescendo 12,5% em um ano. Áreas como CRM/perfis do cliente, interação online/offline e dados de pesquisa dos clientes também apresentaram crescimento neste ano.
Por outro lado, 76% dos entrevistados haviam analisado a interação entre os diferentes canais online, o que representa um declínio de 8% no ano a ano, e a análise de informações dos concorrentes caiu 9%, passando de 57% para 52%. Analisar as pesquisas de mercado de terceiros diminui ligeiramente, caindo de 41% para 40%.
Medição, análise e aprendizagem é considerado por 57% dos norte-americanos e europeus o principal gargalo que afeta os profissionais de marketing, de acordo com um estudo realizado no ultimo trimestre de 2010 pela Unica chamado “The State of Marketing 2011”.
Categoria: Pesquisas