Pesquisa mostra panorama do uso da web como ferramenta de negócio no Brasil
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC) divulgou nesta semana o TIC Empresas, pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil. O estudo consiste em um vasto mapeamento sobre as empresas que pertencem ao setor organizado da economia do Brasil. listadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), e integrantes de determinados segmentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Presença na Internet
Ainda que a maior parte das empresas utilize a Internet em atividades rotineiras, poucas companhias usam a rede mundial de computadores para alavancar seus negócios, mantendo um site na web, por exemplo. Em média, 96.2% das empresas revelaram ter utilizado Internet nos últimos doze meses, mas apenas 35% das empresas da região norte afirmaram possuir website. Já nas regiões Centro-oeste e Nordeste do país o percentual de empreendimentos que mantém um site é pouco superior à metade, 51% e 52%, respectivamente. Os estados da região Sul (57%) e Sudeste (60%) apresentam os maiores índices de empresas com páginas na web.
De acordo com o levantamento, empresas com quadros maiores de funcionários também detém mais chances de possuir um site: 89% das empresas com 250 ou mais funcionários responderam que têm página na web; o índice diminui de acordo com o tamanho da empresa, sendo da ordem de 74%, nas empresas com 50 a 249 funcionários; e 50%, nas que têm 10 a 49 pessoas envolvidas.
E o quadro não parece se alterar em um cenário próximo. Questionadas sobre a possibilidade de criar uma página na web no futuro, menos da metade das empresas acenou que pretende (39%). O nordeste é a região que detém o maior índice no quesito, com 45%, seguido pelas regiões Norte (42%) e Centro-oeste (40%). As duas regiões mais conectadas do país, Sul e Sudeste, são, justamente, as que apresentam o maior percentual de empresas que não manifestou vontade de lançar sites de seus empreendimentos no futuro, com apenas 37% revelando que irão fazê-lo.
Recursos no site
Concernente aos recursos oferecidos nos websites, o estudo detalhou que quase a totalidade das empresas (92%) disponibiliza informações como contato, endereço e detalhes institucionais em seus sites. Entretanto, apenas 59% têm catalogo de produtos online; 37% apresentam serviço pós-venda/ SAC; e apenas 13% possuem recurso de pagamento online/forma de completar transação.
As regiões sul e nordeste são algumas das que apresentam melhor performance nesses pontos, com 66% e 59%, respectivamente, das empresas dessas regiões mantendo um catálogo de produtos. A região sul também se destaca pelo índice de companhias que fornecem suporte pós-venda/SAC: 40%. Com relação a recursos de pagamentos online, Sul e Norte são as regiões brasileiras com maior quantidade de sites empresariais (17%) tendo essa funcionalidade, seguidas pelo Centro-Oeste (15%).
Comércio Eletrônico
O fato de poucas empresas não apresentarem recursos para pagamento online ilustra outra estatística do estudo: no último ano, apenas 16% das empresas venderam pela Internet. As regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul foram as que apresentaram os maiores índices de vendas na web (17%). Já o Norte (15%) e o Nordeste do país (14%) trouxeram percentuais de vendas ainda menores que os tímidos números da média nacional.
Dentre as principais barreiras para não comercializar na Internet, o fato dos produtos da empresa “não serem adequados para venda online” foi o mais citado pelos entrevistados, com 42%. A “preferência pelo modelo de comercial atual” (17%); “carência de pessoas capacitadas para desenvolver e manter o site” (10%); o “alto custo de desenvolvimento e manutenção” e “segurança” (ambos com 8%) foram outras razões citadas como impeditivos para comercializar na rede. Contudo, a “incompatibilidade dos sistemas da empresa com clientes e fornecedores” (3%) e “conhecimentos sobre a legislação” (1%) apareceram como baixos percentuais nas respostas das empresas entrevistadas.
Com relação à compra o cenário muda drasticamente: 58% das empresas adquiriram algo pela Internet nos últimos doze meses. A região sudeste encabeça a lista das que mais compraram, com 61%. Posteriormente, todas as regiões do país, Centro-oeste (57%); Norte/Nordeste (56%) e região Sul (54%), exibiram um grande percentual de empresas que compraram online.
Redes Sociais
Apenas 39% das empresas brasileiras mantém perfil ou conta própria em alguma rede social. O nordeste lidera o ranking de regiões, com 43% das empresas. Logo após vem a região Sul (40%), seguida pelo Sudeste (38%). Centro-Oeste (37%) e Norte (36%) aparecem como as regiões com menos empresas presentes em mídias sociais.
A maior parte das empresas utiliza as redes sociais para postar notícias sobre a empresa ou sua área de atuação (77%); divulgar produtos ou serviços (74%); responder comentários e dúvidas de clientes (74%); e postar conteúdo institucional sobre a empresa (67%). Vender produtos e serviços (37%) e realizar atendimento pós-venda ou SAC (35%) são as funções menos usadas pelas empresas em redes sociais.
Categoria: Pesquisas