Sites de comércio eletrônico são o quarto destino mais buscado por internautas brasileiros
Um levantamento da Serasa Experian, maior autoridade certificadora do país, apontou que as lojas de comércio eletrônico ocupam a 4ª posição na preferência dos internautas brasileiros. A pesquisa, realizada com a Hitwiser, ferramenta da Serasa que mensura dados de mais de um milhão de usuários no Brasil, elencou a categoria de e-commerce como preferência de 3.95% dos entrevistados.
As primeiras posições do estudo foram “Internet e Computadores”, com 51.35%, “Entretenimento”, 16.87%, e “Adulto” 4.74. A predileção dos brasileiros pelo uso de redes sociais (uma pesquisa recente da SurveyMonkey indicou o Brasil como o país que passa mais tempo nesse tipo de rede) impactou decisivamente nesse quadro, já que a categoria “Internet e Computadores” engloba buscadores e mídias sociais.
Classificados lideram
Unanimidade nos sites de comércio eletrônico, o setor de classificados, que inclui páginas as quais os usuários podem anunciar seus produtos, obteve 31.43% de preferência dos internautas brasileiros que visitaram sites de “Compras e Classificados”, em junho deste ano, acompanhado por “Lojas de Departamento” (22.87%) e “Moda e Acessórios” (12.72%).
O top 10 se completa com os seguintes segmentos:
– Leilões (12.20%);
– Recompensas e Diretórios (9.65%);
– Esporte e Fitness (7.61%);
– Saúde e Beleza (6.27%);
– Atacado e Vendas (4.43%);
– Eletrônicos e Eletrodomésticos (3.05%);
– Casa e Jardim (1.93%).
Domínio do sudeste
A região sudeste do país compreende os estados com a maior fatia de visitação no grupo “Compras e Classificados”. Somados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo perfazem 60.35% das visitas a sites de comércio eletrônico. As outras regiões do país aparecem na seguinte ordem: Sul (16.28%); Nordeste (12.01%); Centro-Oeste (7.8%); e Norte (3.56%).
Concernente apenas aos estados, São Paulo domina amplamente, com mais de um terço (34.72%) das visitas a domínios de “Compras e Classificados”, à frente do Rio de Janeiro (14.26%); Minas Gerais (10.61%); Paraná (7.48%); Rio Grande do Sul (5.67%); Santa Catarina (4.10%); e Bahia (3.73%). Os estados da região Norte ostentam a menor participação na visitação de sites dessa categoria, com alguns estados apresentando índices inferiores a 1% (Acre, 0.18%; Roraima, 0.09%; e Amapá, 0,06%).
Categoria: Pesquisas