Pesquisa revela evolução do Social Commerce no Reino Unido
A última pesquisa realizada pela eDigitalResearch e IMRG mostra que os consumidores são cada vez mais influenciados pelo que vêem e lêem em sites de redes sociais – especialmente através de dispositivos móveis. Dos 2.000 consumidores britânicos entrevistados, 15% disseram que foram influenciados a comprar por conta de anúncios, grupos e debates em sites de redes sociais.
Segundo o estudo, 48% dos proprietários de smartphones têm utilizado sites sociais para navegar e pesquisar produtos antes de uma compra, e 50% dos consumidores britânicos navega e compra com varejistas internacionais.
Os resultados também descobriram que os dispositivos móveis continuam a desempenhar papel cada vez mais importante para os consumidores que tem o hábito de navegar na web. Mais da metade dos consumidores do Reino Unido (53%) possui agora algum dispositivo deste tipo, e uma soma considerável destes já efetua compras com o seu aparelho. Outros 35% afirmaram pretender fazê-lo em um futuro próximo, um aumento de 16% com relação à última pesquisa, que foi realizada a apenas 4 meses.
Da mesma forma, a pesquisa também mostrou que quase metade (48%) dos proprietários de smartphones já usaram seus celulares para navegar e pesquisar produtos antes de uma compra, enquanto outros 16% pretendem começar a fazê-lo, o que irá representar grandes oportunidades de novos negócios aos varejistas.
O eCustomerServiceIndex (ECSI) também salienta o crescimento gradual de utilização do F-Commerce (comércio na plataforma do Facebook), com quase 4% dos entrevistados afirmando já ter feito compras de varejistas diretamente das lojas do Facebook.
Os resultados também mostram que 50% dos consumidores britânicos estão navegando e comprando de varejistas estrangeiros na busca por um negócio melhor, com 22% dos consumidores aumentando suas compras externas nos últimos 6 meses.
David Smith, diretor da IMRG, acrescenta: “Como um a cada 11 seres humanos está agora no Facebook, as oportunidades abertas aos varejistas são enormes; a página da loja de Lady Gaga no Facebook, por exemplo, já tem 31 milhões de seguidores. Também é interessante notar que uma percentagem grande de consumidores do Reino Unido está satisfeito com suas compras em sites estrangeiros, o que não chega a surpreender quando se considera a grande popularidade das compras online no Reino Unido, e só ressalta o enorme potencial de sua expansão’.
Categoria: Pesquisas