Concorrência e novas tecnologias derrubam taxa de conversão no Reino Unido
Segundo o The Interactive Media in Retail Group (IMRG), as taxas de conversão no Reino Unido caíram cerca de 55% nos últimos cinco anos. Em 2006, a taxa média de conversão para os varejistas online era de 8,4%, e desde então vem caindo e agora atinge 3,8%.
Entretanto, não foram encontradas apenas más notícias para os varejistas de e-commerce. Apesar da queda nas taxas de conversão, o valor total das vendas online vem aumentando, saltando dos £30.2 bilhões (US$ 47.95 bi) para atingir £ 58.8 bilhões (US$ 93.36 bi) em 2010. O contraste faz sentido devido ao fato que hoje em dia existem muito mais compradores visitando sites de varejistas, o que significa que a porcentagem de pessoas que navegam sem comprar aumentou.
Motivos para a queda nas taxas de conversão passam também por consumidores que estão mais interessados em navegar, pesquisar e comparar preços online, ao invés de ir a um site com única intenção de finalizar uma compra. Outros motivos para estas baixas taxas incluem a utilização de dispositivos móveis, que tornam possíveis a comparação de preços dentro de lojas de varejo físico, sites de mídias sociais, que dão aos consumidores um local para discussões sobre produtos e preços, e a difusão dos tablets, que permite aos consumidores uma maneira fácil de navegar em lojas e comparar produtos e preços.
“O estável declínio nas taxas de conversão durante os últimos anos é uma evidência de que o comportamento de compra dos consumidores mudou” afirmou Tina Sponner, diretora da IMRG. “Hoje em dia as pessoas fazem em média muito mais compras, e muitas vezes visitam vários sites para comparar produtos antes de decidir em qual comprar”.
Abaixo algumas dicas para aumentar a taxa de conversão de um site de e-commerce:
Atendimento ao cliente: Disponibilizar o Serviço de atendimento ao consumidor com suporte via chat ao vivo, telefone e e-mail será muito benéfico para aos compradores. Afinal, não permitir a capacidade de se fazer perguntas sobre produtos que são vendidos é uma desvantagem para consumidores que desejem comprar em seu site. Prover estes serviços para compradores online poderá auxiliar os clientes a encontrar o produto que exatamente procuram. Vale lembrar que menos cliques significarão maiores conversões.
Pesquisa: Uma caixa de buscas eficiente é muito importante para sites de e-commerce. Se um consumidor está buscando por algo especifico e a ferramenta de busca o direciona para um produto errado, o varejista pode assumir que provavelmente perderá uma conversão. Além disso, os vendedores podem monitorar quais itens estão sendo mais procurados. Com esta informação, as empresas podem destacar os produtos mais populares em suas páginas principais de seu site de e-commerce, promovê-los em mídias sociais e destacá-los em seu e-mail marketing.
Visualizações de produtos: Visualizações de produtos que incorporem opiniões diversas sobre ele poderá vir a ser muito benéfico para seu site. Ela dá aos consumidores à habilidade de analisar o produto sob todos os ângulos. Isto é especialmente importante para varejistas de produtos de vestuário, de modo que se o consumidor puder ver um corpo de tipo similar ao dele falando bem sobre o item que deseja estará mais propenso a finalizar uma compra. Varejistas também podem ponderar em dar um passo adiante e implantar a nova tecnologia de realidade aumentada. Com eles, um consumidor pode ver os produtos que busca, como roupas, jóias e outros acessórios, por meio de seu site de e-commerce.
Comentários dos clientes: Uma vez que os consumidores estão navegando e comprando mais em sites de e-commerce, porque não fornecer a eles opiniões de clientes sobre os produtos em seu site? Isto é importante para as empresas, uma vez que os compradores não precisam sair de sua plataforma para procurar por estes comentários, e boas críticas podem persuadir o consumidor a tomar uma decisão de compra instantânea.
Estimule os feedbacks: Através da implementação de uma opção de feedback sobre seu site, ou produtos e serviços por ele ofertados, as empresas tem a oportunidade de saber o que os clientes pensam sobre seu negócio. As opiniões dos clientes vão apontar se o site possui uma navegação amigável, se os prudutos possuem descrições de fácil compeenção, entre outros. A partir destas informações as empresas podem melhorar continuamente seu negócio.
Categoria: Pesquisas
-Ótima matéria!