Mídias sociais são persuasivas para a maioria dos consumidores

| 03/05/2012 - 11:50 AM | Comentários (0)

Embora ainda exista ceticismo em relação ao desempenho do ROI do marketing em mídias sociais, os conteúdos publicados por empresas podem ter um impacto profundo na tomada de decisão de compra dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pela Market Force com 12.000 consumidores britânicos e estadunidenses. 78% dos consumidores do lado americano afirmam que posts (relacionados a restaurantes, comércio, viagens, entretenimento e serviços financeiros) realizados por empresas as quais eles seguem em mídias sociais influenciam muito ou moderadamente em suas decisões de compra. Este resultado é próximo ao percentual de entrevistados que alega ser incentivado por comentários de amigos, enquanto mais da metade (60%) afirmam que posts de pessoas conhecidas também são úteis para se informar sobre restaurantes e lojas de varejo. Estes dados são semelhantes aos encontrados em uma outra pesquisa divulgada em março pela Sociable Labs (Clique aqui para ler), a qual descobriu que 25% dos e-consumidores (que realizam compras pelo menos uma vez por trimestre e acessam suas contas do Facebook pelo menos uma vez ao mês) compraram devido a recomendações feitas nas redes sociais.

Os consumidores “curtem” os descontos.

O estudo também mostra que 76% dos entrevistados  norte-americanos “curtem” regularmente as páginas de restaurantes, viagens, comércio, entretenimento e serviços financeiros. O principal motivo para isso é obter vantagens como desconto e outros incentivos (79%), seguido por buscar informações sobre vendas e eventos (70%). 28% gostam de compartilhar conteúdos (foto, ofertas, entre outros) favoritos com amigos.

De acordo com uma pesquisa apresentada em dezembro de 2011 pela CMO Council (Clique aqui para ler), as principais razões pelas quais os consumidores utilizam o recurso “Like” para páginas de empresas no Facebook seriam: demonstrar a fidelidade como clientes (49%); procurar por novidades em relação às empresas (46%); procurar por incentivos ou recompensas por se aliar à marca (46%); e procurar descontos ou eventos especiais (43%).

Outros dados importantes:

Dentre os 76% dos entrevistados dos Estados Unidos que acessaram regularmente páginas de empresas no Facebook das 5 categorias indicadas, 46% também afirmam “seguir” estes comerciantes no Twitter.

As páginas de restaurantes foram as mais “curtidas” por consumidores norte-americanos (86%), seguidas pelas de entretenimento (76%) e varejo ( 75%). Já entre os britânicos, as mais populares foram as de entretenimento (76%) e restaurantes (71%). Páginas de serviços financeiros foram as menos “curtidas” em ambos os países.

No Twitter, as páginas de entretenimento são as mais populares, citadas por 81% dos entrevistados.

Cerca de 10% dos voluntários de ambos os países revelam ter postado comentários negativos sobre empresas em sites de redes sociais, embora mais de dois terços das empresas não tenham respondido.

Todos os entrevistados estadunidenses alegam utilizar sites de mídias sociais, com 95% afirmando ter uma conta no Facebook e 62% no Twitter. No Reino Unido, a proporção de usuários de mídias sociais chega a 86%.

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Categoria: Pesquisas

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