Quatro dicas para sua empresa fidelizar e atrair clientes
O processo de fidelização de clientes é um aspecto essencial para qualquer negócio. E para empresas que tem como foco o consumidor final, esse elemento é fundamental para alavancar o modelo de negócios.
Um cliente fiel, além de retornar e consumir novamente, é uma poderosa ferramenta para alcançar novos consumidores em potencial por meio do marketing boca-a-boca.
Para ajudar a evoluir na fidelização, Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs, empresa especializada em plataforma de comércio eletrônico, separou quatro dicas para ajudar sua empresa no processo de fidelização de clientes.
Conheça seu público-alvo
Base para o desenvolvimento de qualquer negócio, conhecer a fundo seu público-alvo também é essencial no processo de fidelização de clientes. Levante seus interesses, entenda suas preferências e analise seus hábitos de consumo: quanto maior for o grau de conhecimento do perfil de seus clientes, maiores são as chances de oferecer um produto mais adequado às necessidades e expectativas dos mesmos.
Incremente a comunicação
Um bom relacionamento com o cliente vai muito além da venda. Trabalhe seu pós-venda com envio de e-mails personalizados agradecendo a preferência por seus produtos e atualizando o cliente sobre o status do pedido. Envios periódicos de e-mails com ofertas de produtos relevantes para o perfil do cliente também são boas apostas para aperfeiçoar seu relacionamento com o consumidor.
Eficiência na troca
Diretamente relacionado ao atendimento ao cliente, desenvolver políticas de troca e retorno de produtos eficientes e que prezem pela qualidade de atendimento e agilidade de processos ajudam a desenvolver a confiança do cliente em negociar com sua empresa.
Abra espaço para avaliações
Oferecer opções para avaliação dos produtos, serviços e atendimento de sua empresa é uma ótima forma de compreender o ponto de vista do cliente e saber o que ele pensa sobre seu negócio. Neste contexto, qualquer avaliação é útil: avaliações positivas reforçam a imagem de seu negócio e ajudam a converter novos clientes, enquanto que avaliações negativas lhe dão base para aperfeiçoar os pontos fracos da empresa.
Categoria: Pesquisas