Fidelizando clientes no comércio eletrônico

| 27/08/2013 - 08:33 AM | Comentários (2)

fidelizando-consumidor

© pressmaster – Fotolia.com

Anteriormente, escrevi sobre a capacitação dos primeiros e novos clientes, o que é a maior preocupação de muitos lojistas. No entanto, é mais fácil, lucrativo e barato fidelizar aqueles que já possuem experiência de compra em sua loja.  Além disso, a probabilidade de um cliente comunicar a outras pessoas sobre uma insatisfação é muito maior que compartilhar com os outros quando tiver experiências positivas. Então, como fidelizar um cliente?

Atendimento

Este item já foi abordado no artigo “Conquistando os primeiros clientes”. Acompanhe todos os contatos realizados pelo cliente e seja o mais ágil possível para respondê-lo. Com tanta concorrência no e-commerce, se destaca aquele que oferece a melhor experiência de compra para o cliente.

Conheça seus clientes

A ferramenta CRM (Customer Relationship Management) é um dos fatores que ajudam a loja a alcançar o sucesso de forma mais rápida. Permite conhecer o seu cliente de forma detalhada, podendo-se descobrir quais são os produtos de seu interesse e as navegações pela loja. Tenha um mapeamento total, com históricos dos hábitos, volume de compras e tipos de produtos da preferência do cliente.

O e-mail marketing comportamental também é uma eficiente ferramenta.  Em vez de um e-mail massivo e indiscriminado, envie para cada cliente uma mensagem com recomendação produtos, informações e ofertas que estão de acordo com os seus interesses. Dessa forma, as taxas de conversão tendem a ser mais altas.

Programas de fidelidade e incentivos

Há diversas alternativas que podem incentivar a fidelização de seus clientes. Programas de fidelidade como pontuações a cada compra que convertem em algum prêmio ou cupom de desconto, por exemplo, é uma opção. “Indique e ganhe” também incentiva o cliente a indicar sua loja a um amigo, funcionando como uma ferramenta de fidelização e captação de novos clientes.

Logística

Preocupe-se com a agilidade na entrega. Cumpra o prazo e, se possível, efetue a entrega com o tempo menor do que o prometido. Ofereça sistemas que permitam ao consumidor acompanhar em que etapa está o atendimento de seu pedido.

Surpreenda

Entregue o produto antes do prazo prometido. Entregue o produto com um brinde junto. Dê um vale desconto para uma próxima compra. Encare estas ações como investimentos, e não gastos. Mas, claro, desde que sejam bem pensadas.

Pós-venda

O atendimento não deve terminar quando o produto é entregue. Ações de e-mail marketing para pesquisa de satisfação é uma ótima forma de não só saber sobre a experiência de compra na loja, como também buscar o aprimoramento dos seus processos. As redes sociais também podem ser bem aproveitadas, o que não só ajuda a melhorar a satisfação dos clientes como reforça o relacionamento e marketing da loja.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Anderson Herzer: Anderson Herzer é fundador e sócio da Moovin, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de plataforma e-commerce. Profissional especialista em usabilidade, marketing digital e gestão de e-commerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Thiago Fontes disse:

    Olá Anderson, excelente artigo.

    No que diz respeito à fidelidade, adicionaria que ecommerces tem uma grande vantagem sobre o varejo tradicional, já que podem recompensar e estimular seus clientes por uma série de comportamentos além da compra.

    Escrever resenhas de produto, compartilhar produtos, se inscrever em newsletters e atividades como essas tem um impacto significativo na aquisição de novos clientes e aumentos em taxas de conversão.

    Um abraço!

    http://www.kioos.com.br

  2. Olá Thiago,fico feliz que gostastes!

    Esse artigo refere-se à fidelização de clientes. Nos artigos que escrevi, tentei ser o mais breve e objetivo, dando ênfase a algumas ações, não citando outras possíveis.

    Quanto a conquistar os primeiros/novos clientes, tenho outro artigo publicado: http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/conquistando-os-primeiros-clientes

    Um abraço!

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.