Smartphones conquistam usuários e empresas

| 11/12/2014 - 09:56 AM | Comentários (0)

smartphone

Hoje, três em cada quatro aparelhos de celular vendidos no Brasil são smartphones. A pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) comprova o sucesso que esses aparelhos vêm fazendo no país: no primeiro semestre deste ano, as vendas de smartphones representaram 70,5% dos 34,388 milhões de aparelhos vendidos no mercado brasileiro. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve uma expansão de 70% na venda desses dispositivos e uma redução de 41% na venda dos celulares tradicionais, chamados feature phones. A expectativa da Abinee é o aumento na venda de celulares este ano seja de 20%.

Para o coordenador técnico do Colégio Cotemig, Leonardo Fonseca de Souza, as pessoas descobriram a funcionalidade dos smartphones, o que motivou o aumento das vendas. “Hoje, existe uma infinidade de serviços para esses dispositivos, e as pessoas perceberam como ele pode ser útil no dia a dia, seja para trabalho ou lazer. Recentemente, fui comprar um móvel e a máquina de cartão da loja estava estragada. Resolvi o problema acessando o aplicativo do banco. Fiz a transferência e enviei, na mesma hora, o comprovante de pagamento por e-mail para o vendedor”, exemplifica.

Souza conta que essa tendência está fazendo com que as empresas criem soluções e serviços para clientes por meio do smartphone. Algumas delas viram nos smartphones uma oportunidade de interagir com clientes e promover ações, via aplicativo, como forma de divulgar a marca. “Vários dos nossos alunos trabalham com desenvolvimento de aplicativos mobile. Em sala de aula, procuramos estimular a criatividade deles para o desenvolvimento de aplicativos úteis e reforçamos que, para desenvolver um bom produto, é preciso apurar o olhar para as necessidades das pessoas, criando algo que facilite a vida delas. É isso que as empresas e os usuários estão buscando”.

Pensando nisso, a Rede Tauá de Hotéis e Resorts desenvolveu o game para celulares e tablets chamado ‘Fly Firefly’, que visa estimular a divulgação e fortalecimento da marca entre os clientes e ampliar a visibilidade do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba de Minas Gerais. Segundo o gerente de marketing da Rede, Pedro Vieira, o uso dessa ferramenta tecnológica e de entretenimento é algo inovador no setor hoteleiro. Com uma mecânica simples, porém, divertida, o jogador ‘coleta’ vagalumes para acumular pontos. À medida que vai evoluindo no game, é possível ganhar descontos para hospedagem no Tauá Grande Hotel. Todos os jogadores que fizerem mais de 100 pontos ganham, automaticamente, 10% de desconto. Ao final de cada mês, os 10 melhores colocados no ranking ganham 50% de desconto. Todo o conceito e desenvolvimento foi realizado pela equipe interna do Tauá. O aplicativo está disponível nas versões operacionais iOS e Android.

Os smartphones são grandes aliados dos executivos em viagens corporativas. Na Exodus Turismo, por meio de portais com plataforma mobile, é possível contratar os serviços necessários para uma viagem segura e organizada, comprar passagens aéreas, alugar carros, fazer reservas em hotéis e aprovar viagens de passageiros. A agência trabalha com dois portais de sistemas de gestão de viagens e despesas, voltados para o mercado corporativo: o portal Reserve (www.reserve.com.br) e o Lemontech (lemontech.com.br). E para facilitar a vida dos viajantes, a Exodus criou o portal Minas for Me, que pode ser acessado em smartphone para aquisição de diárias em hotéis e ingressos para atrações.

A diretora da agência, Virgínia Camara, lembra ainda que, com os aplicativos certos, a exemplo do GPS e de guias de pontos de interesses, é possível localizar-se em lugares desconhecidos e identificar onde ficam restaurantes, hotéis, e até mesmo museus, praças, teatros, cinemas, entre outras referências. Isso facilita a vida do executivo que ficará na cidade por pouco tempo e precisa se organizar para conciliar os negócios e o turismo na cidade. “Muitos celulares já têm o GPS integrado e/ou aplicativos como o Google Maps, mas consegue-se baixar com facilidade outros programas gratuitos, como o Waze. Os tradutores móveis também ajudam bastante, no caso de viagens internacionais”, destaca.

Para o conselheiro do programa MGTI e vice-presidente executivo da Sucesu Minas, Leonardo Bortoletto, os smartphones conseguem substituir o uso de vários dispositivos e equipamentos em algumas funcionalidades, como é o caso de câmeras, filmadoras, GPS e computadores. “Em um dispositivo, a pessoa conta com várias utilidades. A crescente disponibilização de aplicativos contribui para facilitar o cotidiano dos usuários, como por exemplo, pagar contas, marcar consultas médicas, acessar o banco, fazer compras, pesquisar melhores locais e preços etc. O smartphone é, inclusive, um grande facilitador de tarefas. Principalmente, se o profissional passa boa parte do tempo fora do escritório, seja em viagens ou reuniões”, pontua. Bortoletto reforça a importância de garantir a segurança do aparelho. “É comum as pessoas armazenarem arquivos pessoais e profissionais nos smartphones. Esses equipamentos precisam ser protegidos de vírus e de códigos maliciosos, já que podemos considerá-los como uma extensão dos computadores desktops”, alerta.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.