Aumenta o número de usuários de smartphones que acessa conteúdos sobre viagens
Proprietários de smartphones utilizam seus aparelhos para uma série de atividades, que incluem desde a leitura de e-mails até consultas dentro de estabelecimentos comerciais, as chamadas pesquisas “in-store”. Logo, não é surpresa que a maioria desses usuários também utilize seus dispositivos para acessar conteúdos relacionados a viagens, de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela comScore. Na verdade, 51% dos proprietários de smartphones acessaram dados com informações sobre viagens aéreas ou de hotelaria por um período de 3 meses findados em fevereiro de 2012, segundo a comScore, com 80% deles acessando ambos os tipos de informações. Dentre os que visualizaram conteúdos sobre viagens aéreas, a maioria analisou preços de passagens, atividade realizada por 26% dos usuários, enquanto pesquisas sobre números de telefones de companhias aéreas, horários e status de vôos representaram 25% cada. Outras atividades comumente realizadas são a procura por informações sobre aeroportos (24%), realização de check-in (21%), recebimento de avisos sobre preços de passagens (19%), agendamento de vôos (18%) e leitura de mensagens texto (SMS) sobre o status do vôo (18%).
Três em dez procuram por informações sobre Hotéis
A pesquisa da comScore também mostra que dentre as “atividades móveis” relacionadas com hotéis, a procura por endereços e indicações foi a mais comum, realizada por 29% dos proprietários de smartphones. Além disso, 23% procuram por atrações turísticas e atividades para realizar em seu destino, ou perto do seu hotel, seguido pelos que pesquisam sobre bares e restaurantes ou por avaliações sobre hotéis (22% cada). Cerca de 20% utilizam seu aparelho para comparar preços de hotéis e disponibilidade de vagas, enquanto 18% utilizam para reservar quartos.
Perfil dos usuários: maioria jovens, do sexo masculino
Analisando o perfil demográfico dos consumidores que realizam atividades relacionadas a viagens, a pesquisa conclui que embora 52% dos usuários de smartphones sejam homens, esta proporção aumenta para 62% quando se trata de acessar informações sobre turismo. O público feminino, por outro lado, corresponde a 38% desse percentual e 48% do geral.
O estudo também mostra que 78% dos usuários de smartphones que acessam conteúdos sobre viagens possuem entre 18 e 44 anos, o que representa 63% do público total. Houve menos discrepâncias no nível de renda, com cerca de metade de cada público ganhando pelo menos US$ 75.000 / ano.
Outras informações importantes:
81% dos usuários de mídias sociais acreditam que as avaliações de outros viajantes sejam úteis, com 77% afirmando ler avaliações sobre hotéis, enquanto 62% afirmam o mesmo para avaliações sobre atividades e atrações e 48% para críticas sobre restaurantes. Um percentual menor informou postar avaliações sobre hotéis (46%), atividades e atrações (40%) ou restaurantes (40%) depois de sua viagem.
Cerca de 52% dos entrevistados afirmam gostar de páginas no Facebook dedicadas a viagens, enquanto 59% afirmam ter postado sobre este assunto na rede social.
75% dos inquiridos afirmam postar fotos em redes sociais enquanto ainda estão de férias, e quase metade declararam fazer “check-in” em dispositivos durante este período.
Categoria: Pesquisas
Adorei a matéria. Inclusive, transformei esses dados em um infográfico, disponível no meu blog: http://nataliaviana.web102.f1.k8.com.br/comunicacao/smart-travel/#
As agências de viagem que se cuidem! Aquelas que não buscarem alternativas nos serviços oferecidos, deixando de atuar como meras intermediadoras e passando a oferecer um diferencial exclusivo – que o turista não conseguiria obter por conta própria – possivelmente tenderão à extinção. Se o processo de desintermediação por conta dos avanços no ambiente tecnológico já ameaça as agências de viagem hoje, o desafio será ainda maior nas próximas décadas, dada a maior familiaridade que as novas gerações têm com as mídias digitais.
Perante tal cenário, cada vez mais, para as agências “ganharem” os clientes, a prestação de uma consultoria de turismo de qualidade e a criatividade para ofertar serviços diferenciados será indispensável.