Tentativas de fraudes no e-commerce têm ligeira alta em 2015, aponta pesquisa
Se por um lado o comércio eletrônico cresce rapidamente no Brasil, na casa dos dois dígitos há mais de uma década, os golpes online com cartão de crédito não deixam de ameaçar empreendedores virtuais. No primeiro trimestre de 2015, as tentativas de fraude atingiram 3,91% de todas as transações analisadas pela FControl, empresa do PayU Group especialista em sistemas de segurança para e-commerce, ante 3,27% no mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a análise também revela a diminuição do sucesso dos fraudadores, pelo fato de as lojas virtuais estarem cada vez mais preparadas com ferramentas antifraude. Nos três primeiros meses do ano, a perda efetiva com os ataques caiu pela metade, atingindo 0,15% de todo o volume financeiro transacionado, contra 0,30% no primeiro trimestre de 2014.
Já no topo dos segmentos de produtos mais visados pelos fraudadores estão Games (13,92%), Telefonia (11,08%), Informática (10,87%), Eletrônicos (9,79%) e Automotivos (7,43%). É importante ressaltar que estes percentuais são de exposição, ou seja, referem-se apenas às tentativas de fraudes. “Não significa dizer que as empresas destes segmentos tenham estes percentuais de perdas, já que a grande maioria dos golpes são identificados e barrados”, pontua Marcos Marins, Country Manager Brasil do Bcash e PayU Latam.
Ainda de acordo com a análise da FControl, os Estados do Tocantins, Ceará, Bahia, Paraíba e Alagoas foram, nessa ordem, as praças mais expostas nos golpes com cartão de crédito no e-commerce. “Em geral, as fraudes não são feitas por um único indivíduo, mas por quadrilhas especializadas. Mesmo que tenham atividades em outras regiões, elas atuam intensamente nesses Estados, sobretudo por conta do turismo, isto é, com a exposição dos cartões de pessoas com viagens marcadas para esses locais”, completa Marins.
Categoria: Pesquisas
Muito boa essa matéia, ainda mais que o meu TCC vai falar sobre fraudes