Todo lojista deveria seguir um conjunto de boas práticas para e-mail marketing, afirma especialista
Uma das formas mais diretas de comunicação, o e-mail marketing é utilizado diariamente para criar relacionamento e informar os clientes das empresas. De acordo com um levantamento da Forrester, 92% dos internautas têm, ao menos, uma conta de e-mail, com 72% checando a sua caixa de entrada seis vezes por dia, o que torna esse envio ainda mais importante. Contudo, com tantas mensagens sendo enviadas, a questão que fica é: quais cuidados devem ser tomados para que os clientes efetivamente leiam essas mensagens?
Conforme aponta Rafael Viana, consultor de email marketing da Return Path, a multiplicação de empresas querendo enviar e-mails fez com que os provedores desenvolvessem regras mais severas para o envio de mensagens eletrônicas: “Para proteger os usuários, eles fazem uma análise criteriosa visando permitir que uma mensagem seja entregue na caixa de entrada. Os profissionais de marketing que conhecem as boas práticas conseguem vencer estes filtros e, ao entregar seus e-mails na caixa de entrada, conseguem maior engajamento do assinante, cliques e conversão, gerando incremento na receita e aumentando o ROI do e-mail”, comenta.
Por isso, segundo Viana, todo lojista deveria seguir um conjunto de “boas práticas para e-mail marketing”: “Essas práticas ajudam a guiar os profissionais de e-mail marketing, para que seus e-mails promocionais atinjam resultados superiores de engajamento e satisfação dos assinantes, além de evitar que sejam confundidos com spam, nem pelos provedores nem pelos assinantes”, afirma.
Como exemplo de boas práticas pode-se incluir o envio de e-mails somente com a autorização do usuário (opt-in); a opção de “descadastramento” para os clientes que não querem mais receber e-mails; e a manutenção do envio de conteúdos relevantes. “Dessa forma o assinante terá interesse na mensagem da empresa e irá interagir com o e-mail (abrindo, lendo, clicando). Esse engajamento ajuda os provedores a diferenciar um email relevante de um spam”, acrescenta Viana.
Ele também explica que para ter um programa de e-mail de sucesso, o planejamento estratégico é fundamental, o que inclui análise de métricas e definição das metas e resultados a serem alcançados: “As boas práticas são só uma parte da estratégia, para que o e-mail seja entregue na caixa de entrada. A partir deste ponto, é necessário conhecer o perfil dos clientes, para oferecer conteúdo relevante e que atenda expectativas”, explica.
Para isso, o executivo ressalta que é importante contar com parcerias estratégicas, que ofereçam tecnologias para automatizar este processo e forneçam recomendações simples de implementar, para obter os resultados que compensem os investimentos: “O email marketing estruturado, que dá resultado, não é gratuito, como ainda muitos acreditam. Atualmente existem soluções no mercado para todos os tipos e portes de empresa, mas é recomendado escolher de acordo com o que gera mais resultado e não aquela solução que for mais barata. Muitos de nossos clientes afirmam que o email tornou-se o canal com maior ROI e exerce papel fundamental nas vendas online”, encerra.
Categoria: Pesquisas