Transações móveis devem totalizar US$ 1 trilhão em 2017
O total transacionado em aparelhos portáteis no planeta deve chegar a 1 trilhão de dólares em 2017, segundo um estudo divulgado nesta segunda (19), pelo IDC Financial Insights. A maior parte das transações será via comércio eletrônico, e se refere principalmente aos produtos digitais, enquanto que as mercadorias físicas ainda serão menos representativas.
Embora seja previsto que os pagamentos móveis, ou m-payments, terão uma representatividade mais tímida em relação ao m-commerce (comércio eletrônico), esta modalidade está crescendo rapidamente em diversas regiões do mundo. De acordo com o documento, os pagamentos envolvendo a tecnologia Near Field Communication (NFC) devem ganhar força e se tornar a segunda categoria mais representativa em termos de transações, com as transferências P2P (pessoa para pessoa) ficando em um distante terceiro lugar.
No entanto, o relatório da IDC Financial Insights ressalta que, apesar de 1 trilhão de dólares em transações ser muito representativo, a cifra representa apenas 2,5% de todo o comércio global, o que mostra que ainda há muito espaço para este mercado crescer.
Ainda assim, este avanço depende de uma cooperação entre as instituições financeiras, operadoras de telefonia móvel e varejistas, no que diz respeito a normas comuns. Se cada setor insiste em seguir à sua maneira, o potencial deste mercado diminui, afirma a IDC
Categoria: Pesquisas