Taobao e Tmall faturam US$ 157 bilhões entre janeiro e novembro
O Taobao e o Tmall, unidades de comércio eletrônico do Alibaba Group, reportaram receita de 1 trilhão de yuans (157 bilhões de dólares) entre janeiro e novembro de 2012, o que representa um aumento colossal frente ao mesmo período do ano anterior, quando os marketplaces haviam movimentado 632 milhões de yuans. A cifra torna as duas plataformas líderes em vendas online no planeta, à frente de gigantes como a Amazon.com e eBay juntos, por exemplo.
Para se ter uma ideia da dimensão destas duas empresas, sozinhas, foram responsáveis por tornar o Singles Day a data sazonal (online) mais importante do mundo, movimentando nada menos que US$ 3 bilhões em um único dia. O montante supera o total transacionado durante a Black Friday (US$ 1,042 bilhão) e Cyber Monday (US$ 1,4 bilhão) dos EUA juntos.
“É muito provável que já no próximo ano, o nosso volume de transações supere o de todas as empresas de e-commerce dos EUA somadas”, diz Jack Ma, presidente do Alibaba Group. Ma acrescenta ainda que apenas duas empresas chegaram neste nível: Wal-Mart e Alibaba. Ainda assim, a companhia chinesa esperar “engolir” o Wal-Mart (on-line e off-line) até 2017, quando irá faturar US$ 471 bilhões, ante US$ 444 bilhões do Wal-Mart.
De fato, chegar neste patamar de transações não é para qualquer um. Atualmente, as unidades do Alibaba Group são responsáveis pela entrega de 12 milhões de pedidos / dia, o que representa 60% de todas as encomendas entregues diariamente no país asiático.
As transações são processadas pelo Alipay, plataforma de pagamentos online de propriedade do Alibaba Group, a qual o Yahoo ainda detém participação de 23%. O serviço possui cerca de 700 milhões de usuários registrados com cartão de crédito.
Categoria: Balanços