Uso de fotos 360º impacta diretamente nas vendas on-line
Funcionalidade pouco explorada pelos e-commerces nacionais, as fotos 360º têm apresentado resultados interessantes aos lojistas que se utilizam dessa ferramenta. Proporcionando uma experiência de compra positiva e inovadora, o recurso serve para aumentar a taxa de conversão, ao mesmo tempo que reduz o número de trocas e devoluções de produtos.
Utilizada desde 2011 no cenário internacional, as fotos 360º não detém uma presença maciça no mercado brasileiro. Segundo Marco Aurélio de Paula, diretor comercial do Grupo Idoc, empresa especializada em imagens 360°, esse tipo de fotografia poderia ser mais usada no país: “No Brasil a adesão ao formato 360 ainda é inexpressiva, mas entendemos que esse formato seja uma tendência”, avalia. Entre as principais vantagens, destaca-se uma melhor experiência de compra do usuário, elevando as taxas de conversão e permitindo maior segurança no ato da compra, o que implica em menos trocas e devoluções: “O benefício é muito amplo, e o que se tem com o uso de fotos 360º é uma melhor exposição dos produtos, possibilitando explorar um pouco mais a experiência de uso do mesmo”, aponta, ao E-Commerce News.
O diretor explica que para realizar o processo de transformação de uma imagem comum em uma rotativa é preciso utilizar um equipamento específico, mas a operação não reserva grandes dificuldades. “Em primeiro lugar, tira-se, no mínimo, 24 fotos em ângulos de 15 a 15 graus. Depois, o software do equipamento compila todas as imagens em um único arquivo no formato HTML 5, permitindo customizar algumas funções como zoom, giro à direita, esquerda, paradas e outras”, detalha o executivo.
De acordo com a empresa britânica SpinMe, o uso das fotos 360º vem crescendo em escala global. Em um levantamento recente da empresa, 43% dos varejistas do Reino Unido disseram que a inserção de imagens 3D, ou rotativas, é uma das formas mais eficazes de impulsionar as vendas no e-commerce.
Para os varejistas interessados em implantar esse recurso em suas plataformas, o executivo assegura: “O custo é basicamente do processo de captura que varia entre R$ 15,00 a R$ 20,00, dependendo do volume”, garante.
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