66% dos proprietários de dispositivos móveis já compraram com seu aparelho nos EUA
O m-commerce já se enraizou amplamente no mercado norte-americano: 80% dos proprietários de smartphone utilizaram os seus dispositivos para ajudá-los em decisões de compras no último ano e 66% compraram algum produto com seus aparelhos, de acordo com estudo da LEK Consulting.
Além disso, os aplicativos de compras móveis dão aos consumidores novas formas de comparar preços entre lojas e canais – além de adicionar o ímpeto de buscar as melhores ofertas.
Abaixo veremos alguns resultados interessantes do relatório da LEK intitulado “The Marketplace of the Mobile Consumer: What to Expect”, que entrevistou 1,600 consumidores nos EUA.
Muitos proprietários de smartphones compram via dispositivos móveis regularmente: 39% compram produtos (excluindo-se downloads de músicas e vídeos) usando seus dispositivos no mínimo uma vez no último mês.
Usuários móveis ativos tendem a buscar ofertas utilizando aplicativos de compras, e eles afirmaram que realizaram as seguintes atividades via dispositivos móveis enquanto compraram dentro de lojas físicas nos seis meses anteriores:
- Mais da metade usou ao menos um cupom móvel;
- Perto de um terço fez comparação de preços;
- 29% se utilizaram de programas de fidelidade ou ferramentas similares.
Munido destas informações, consumidores estão agindo: ao saber que em uma loja diferente da mesma rede varejista esta sendo vendido o mesmo item com até 20% de desconto, 85% dos usuários móveis ativos saíram da loja e se direcionaram a outra localização ou tenta fazer com que a loja que se encontra cubra a oferta.
Mais da metade dos consumidores móveis ativos estão dispostos a compartilhar sua localização com marcas em troca do envio de ofertas em tempo real em que realizam o “check in” via Foursquare ou aplicativo similar baseado em geolocalização.
Mais especificamente, 66% destes consumidores móveis estão dispostos a compartilhar suas informações em troca de cupons e descontos, 55% em troca de pontos de fidelidade e 37% para ter acesso a vendas exclusivas.
Consumidores móveis ativos são menos interessados em receber informações tais como sugestões de produtos personalizados por marcas e varejistas. Estes consumidores, e por extensão grande percentagem da “Geração Y”, são muito menos influenciados por origens de informações tradicionais do que suas contrapartes mais velhas, se utilizando de análises de terceiros, de amigos e de familiares para recomendações antes de fazer compras:
Cerca de 40% dos consumidores móveis ativos compraram algum produto com alguma promoção relâmpago. A utilização deste recurso para as vendas através de dispositivos móveis cria novas oportunidades para que os consumidores acompanhem as ofertas mais recentes destes sites.
Por exemplo, 63% destes consumidores fazem compras de produtos com promoções relâmpagos por poder encontra facilmente o produto que procuram. Além disso, 64% deste grupo afirmou que compraram em sites com este recurso porque estavam procurando por produtos similares e confiaram nos produtos oferecidos pelo varejista.
Categoria: Pesquisas