Verão mais quente da história turbina venda de ar condicionado e ventilador no e-commerce
As altas temperaturas de janeiro em São Paulo já batem as registradas em 2014, até então o mês mais quente na capital paulista já registrado na série histórica de 72 anos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Um dos reflexos foi que a abrupta busca por “ar condicionado” nos principais buscadores online levou a um pico sem precedentes na internet.
Este foi o caso da consumidora Fabiana Lopes, de São Paulo, que aproveitou as vantagens de comprar online, como economia de tempo, preços menores e facilidade de comparação, para adquirir um aparelho de ar condicionado portátil pela internet. “A experiência de compra foi muito boa, inclusive com a entrega antes do prazo previsto”, afirma a advogada, que efetuou o pagamento à vista. “Com a compra, aposentei meus dois ventiladores”, brinca.
No varejo online, a procura por produtos que amenizam a sensação de calor elevou consideravelmente as vendas. “Registramos neste verão um crescimento de 35% na venda desses produtos em comparação ao ano passado”, explica Luiz Fernando Guedes, Gerente de Marketing na Girafa Comércio Eletrônico. “Fomos surpreendidos com a alta procura”, completa.
As pesquisas na web não se resumem apenas aos aparelhos de ar condicionado. Climatizadores, umidificadores e ventiladores de mesa também estão entre os itens de desejo dos consumidores neste verão. “Além de ventiladores de coluna, que foi o que mais vendemos, também tivemos grande demanda por ventiladores portáteis USB e modelos menores a pilha”, revela André Luiz Tavares, sócio da Commerce Brasil. “Devido à alta procura neste começo de ano, nosso estoque já está acabando e estamos correndo para repor”, afirma. Segundo Tavares, as vendas da loja online aumentaram 30% em comparação ao verão anterior.
De acordo com a PayU Latam, empresa de pagamentos on-line, e o Bcash, plataforma de soluções financeiras do PayU Group, o tíquete médio da venda de aparelhos de ar condicionado gira em torno de R$ 2.117, enquanto a forma de pagamento mais utilizada pelos compradores é o cartão de crédito, com parcelamento em 10 vezes.
Categoria: Pesquisas