Pontomobi compra empresas de aplicativos móveis e games patrocinados
A empresa de marketing móvel Pontomobi anunciou nesta sexta-feira (13/11) a compra da MobMidia e da Microways, empresas focadas no desenvolvimento de aplicativos e games patrocinados para celular, respectivamente. O valor das compras não foi revelado.
A compra conjunta, segundo o diretor geral da Pontomobi, Léo Xavier, “tem motivos diferentes, mas um objetivo comum”: ao mesmo tempo em que a demanda do mercado publicitário por aplicativos vem crescendo, games patrocinados são uma forma vantajosa de atrair a atenção dos usuários.
Localizada no Recife, a MobMidia desenvolve aplicativos para as plataformas iPhone, Android, Windows Mobile, BlackBerry e Symbian e conta com clientes como Ford, Citybank e Luftal.
Já a Microways, com escritório em São Paulo, cria jogos para celulares com viés publicitário, mídia conhecida no setor como advergames, e conta com clientes como Audi, Fiat, Nescau e Petrobrás.
A operação da Microways já foi integrada à da Pontomobi em São Paulo, enquanto o escritório da MobMidia será mantido em Recife – “é bom ter escritório em Recife, já que tem o C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e o pólo de tecnologia”, justifica Xavier.
Com as compras, a Pontomobi já registra quatro grandes movimentações financeiras nos últimos dois anos. Em novembro de 2007, a BlueSpot, especializada em marketing usando a tecnologia Bluetooth, foi adquirida por preço não revelado.
Em novembro de 2008, o conglomerado gaúcho de mídia RBS acertou compra de 30% de participação na Pontomobi, o que lhe dará também preferência caso queira um dia assumir o controle da empresa de marketing móvel.
Segundo Xavier, as compras fizeram a Pontomobi rever sua previsão de aumento no faturamento anual para 2010.
Antes das compra, a expectativa de crescimento era de 40%. Com a assimilação da MobMidia e da Microways, a empresa espera dobrar seu faturamento na comparação entre 2009 e 2010.