Presidente renuncia sem conseguir recuperar MySpace
A News Corp, empresa do bilionário Rupert Murdoch e dona, entre outras, da rede de TV Fox, , substituiu o presidente da rede social MySpace menos de um ano após contratá-lo, e afirmou que ambos os lados concordaram com a saída do executivo após uma conversa sobre suas prioridades.
Owen Van Natta foi substituído por Mike Jones e Jason Hirschhorn, que atuarão como co-presidentes, informou a News Corp na noite de quarta-feira.
A News Corp comprou o MySpace em 2005 por US$ 580 milhões. Desde a aquisição, o site perdeu sua posição de maior rede social do mundo para o Facebook, que hoje conta com cerca de 400 milhões de usuários ativos.
O presidente da News Corp, Rupert Murdoch, substituiu o co-fundador do site Chris De Wolfe por Van Natta no ano passado, apostando no ex-vice-presidente do Facebook para renovar a empresa.
Mas a recuperação da popularidade do MySpace no mundo de novidades a cada minuto da Internet provou ser difícil. E analistas têm se mostrado duvidosos de que o MySpace conseguirá renovar seu acordo de publicidade de US$ 300 milhões por ano com o Google, que expira este ano, sob termos tão lucrativos quanto da primeira vez.
A News Corp afirmou durante a teleconferência sobre seu balanço trimestral na semana passada que a receita com publicidade e buscas no MySpace caiu e que está demorando mais que o esperado para atingir as metas de receita do site.
“Owen assumiu uma responsabilidade incrivelmente difícil de tentar reorientar e revitalizar o MySpace, e o negócio tem mostrado sinais positivos recentemente como resultado de seu trabalho dedicado”, disse o presidente-executivo da News Corp Digital Media, Jon Miller.
“No entanto, ao conversar com Owen sobre suas prioridades, tanto pessoais como profissionais, para o futuro, nós dois concordamos que seria melhor que renunciasse no momento. Queria agradecer a Owen por todo seu esforço”.
Jones e Hirschhorn também entraram na empresa em abril de 2009, junto com Van Natta.