Facebook deve faturar menos que o previsto com publicidade este ano, diz eMarketer
Em sua mais recente pesquisa, publicada na última sexta-feira (31), a eMarketer apontou que as receitas com publicidade no Facebook não irão alçar voos tão altos, como previsto anteriormente. Segundo a pesquisa, o faturamento com anúncios na rede social continuará a subir este ano, embora menos do que em 2011.
No estudo, a eMarketer informou que a receita vai chegar a US$ 4,23 bilhões, aumento de 34,1% em relação ao ano passado. A eMarketer disse, também, que haverá um aumento de dois dígitos até 2014, quando as receitas com anúncios do Facebook chegarão a US$ 6,81 bi em todo o mundo.
No mês de fevereiro, a empresa previu que o montante arrecadado com propaganda no Facebook chegaria a US$ 5 bi ainda este ano, mas o fraco desempenho ao longo do primeiro semestre de 2012, juntamente com a falta de eficácia de alguns produtos anunciados, acarretaram uma queda de quase US$ 1 bilhão.
Mesmo com uma margem muito menor do que a prevista, o faturamento com o Facebook Payments e outras fontes estão subindo com mais rapidez do que as receitas de publicidade. Para este ano, o Facebook irá arrecadar mais de US$ 800 milhões a partir de outras fontes (não publicitárias), o que representa um aumento de 45,6% no ano a ano.
Conforme o estudo da eMarketer, não há dúvidas sobre a eficácia das ações de publicidade via Facebook, nem tampouco do alto investimento que empresas de e-commerce vêm depositando nesse canal. O relatório ainda cita que a tecnologia utilizada na plataforma de anúncios do Facebook é robusta e continuará suportando os mais elevados níveis de receitas.
Categoria: Pesquisas