Showroom digital eModa chega para intermediar relacionamento entre lojistas e marcas

| 25/02/2015 - 10:51 AM | Comentários (0)

emoda

Unir expertise do mercado de moda com tecnologia de ponta para auxiliar indústrias e lojistas a aperfeiçoarem a gestão e os processos de venda, relacionamento e marketing, além de fornecer informações relevantes sobre o setor. Essas são as premissas do eModa, que acaba de lançar sua plataforma B2B online de venda no atacado para todo o Brasil, buscando integrar os mundos online e offline.

O setor têxtil e de confecção mundial movimenta mais de US$ 740 bilhões por ano em transações entre países, segundo a Organização Mundial do Comércio. A projeção da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é de que, em 2020, o volume suba para cerca de US$ 850 bilhões. No Brasil, esse mercado fatura anualmente cerca de R$ 100 bilhões por meio das mais de 30 mil empresas.

É a maior cadeia integrada do setor no ocidente, que posiciona o país como o que mais cresceu nos últimos dez anos, entre os oito maiores mercados consumidores do mundo de vestuário, cama, mesa e banho.

“O setor de confecção brasileiro, embora em crescimento, tem altos custos nos processos. O eModa chega ao mercado como um novo canal online de vendas, distribuição, geração de conteúdo, comunicação e gestão para lojistas e marcas de moda. Ao operar como um intermediador que organiza processos e agiliza retornos, o eModa diminui virtualmente as distâncias, amplia relacionamentos e proporciona abertura de novos mercados às suas marcas, tornando toda gestão mais simples e dinâmica”, diz Paula Frignani, Head de Desenvolvimento de Negócios do eModa.

Embaixadores eModa

Equipes especializadas também realizarão visitas às lojas de todo o país para apresentar a ferramenta, elucidar aos interessados sobre as vantagens do negócio e traçar um panorama do mercado a partir da coleta e análise de informações. Os dados serão utilizados para um melhor entendimento desse público, além de apoiar a indústria na tomada de decisões de vendas e gerar conteúdo voltado aos lojistas de acordo com suas necessidades, como dicas de marketing em moda, montagem de vitrines, exibição e envio de fotos a serem usadas nas mídias digitais e redes sociais, sugestão e categorização de produtos. Contemplam também auxílio na prepararão de material para divulgação digital, divulgação de um caderno de tendências, entre outras informações.

“Além da forma tradicional de relacionamento, os representantes de lojas e indústrias terão com o eModa mais um modo de construir sua parceria, aproveitando a crescente familiaridade do brasileiro com as transações eletrônicas. A expectativa é que o B2B também aumente exponencialmente nesse sentido”, salienta Fábio Panucci, investidor do mercado de moda.

Investimentos e mercado

Além do apoio de Fábio, a primeira rodada de investimentos, que aconteceu em junho de 2014, contou com o suporte de Luiz Trindade, fundador da agência de mídias digitais iThink, ex-Vice-Presidente da Sapient Nitro; e  Luciano Kleiman, Diretor Geral da Birkenstock no Brasil; entre outros. A segunda rodada está prevista para março de 2015.

“A indústria de moda só mostra sinais de crescimento, por isso demanda um alto nível de profissionalização para se tornar cada vez mais efetiva. Uma plataforma digital B2B gera boa competitividade para lojas e marcas, criando um canal complementar de relacionamento e gestão”, afirma Luiz Trindade, fundador da agência de mídias digitais iThink, ex-Vice-Presidente da Sapient Nitro e um dos investidores-anjos do eModa.

Diferenciais da solução

O mercado de Internet também mostra sinais de entusiasmo com a proposta do eModa. “São dois pontos principais que chamam a atenção: o tamanho do mercado de moda no Brasil, com todo seu potencial que pode ser melhor explorado, e o tipo de solução, que aproxima as pontas da cadeia de produção. Como o mercado online B2C já é consolidado no país, o eModa terá muita aceitação entre as empresas por contar com uma experiência de compra simplificada”, afirma In Hsieh, co-fundador dos sites baby.com.br e 4vets.com.br, e especialista em empresas de Internet.

Gestão completa e aprofundada: por meio de ferramentas automatizadas, o time de profissionais, composto por especialistas nas áreas de marketing, planejamento estratégico, design, curadoria de moda, vendas e tecnologia, atende plenamente as duas pontas do setor.

Capilaridade: mesmo que a sede da marca seja em Manaus e a loja esteja localizada em Porto Alegre, ambas as empresas são atendidas de forma completa, com gestão de pedidos realizadas virtualmente, excluindo a limitação geográfica da equação e gerando novos leads de negócios.

Diminuição de custos: viagens para prospecção de parceiros e produção de peças de mostruário em larga escala geram altos custos para as indústrias; busca de novos fornecedores e viagens para realizar compras também geram altos custos para os lojistas. A plataforma digital é mais um meio em que essas atividades podem acontecer com facilidade e rapidez.

Multicanalidade: o eModa proporciona integração entre os canais on e offline. Não importa o tamanho e a estrutura do lojista ou do fabricante, já que todos podem se beneficiar de uma solução virtual.

Da forma habitual, para se destacar, uma loja precisa estar atualizada com as coleções, visitando feiras em diferentes cidades e estados, marcando reuniões com marcas e programando-se para não perder oportunidades de venda. Este processo demanda energia e investimentos.

“O eModa tem dois diferenciais que ajudam especificamente na questão logística: eficácia do sistema – que permite realizar ações em menos tempo e com custo baixo –  e a experiência de mercado das pessoas que desenvolveram a solução. Assim, contribui para maiores acertos”, ressalta Luciano Kleiman, Diretor Geral da Birkenstock no Brasil.

Referência internacional

Idealizado por cinco sócios com vasta experiência no mercado de moda, tecnologia da informação e negócios, o eModa quer replicar modelos que fazem sucesso em outros países. A plataforma americana Joor, por exemplo, já atua diretamente com 80 mil lojistas e cerca de 800 marcas dos Estados Unidos, Austrália e Europa.

“Somando expertise e tecnologia, oferecemos um recurso eficiente e simples para facilitar a vida dos lojistas e marcas. Nossa inspiração é em um modelo internacional já consolidado de relações harmônicas e eficientes, assim construímos uma ponte em que no final ganham todos os envolvidos na cadeia: marcas, lojistas e consumidores”, finaliza Paula Frignani.

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Categoria: Lançamentos

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