Usuários da terceira idade de redes sociais dos EUA mais que dobram, diz estudo

| 22/06/2011 - 01:09 AM | Comentários (0)

A idade média dos usuários das redes sociais aumentou entre 2008 e 2010, segundo dados do Pew Research Center Internet & American Life Project. Um dos números verificados é que o número de usuários na faixa dos 18-22 anos caiu 43%, passando de 28% para 16%.

Além disso, o percentual de usuários de 23-35 caiu 20%, passando de 40% para 32%, ao mesmo tempo em que os usuários com idades entre 36-49 anos subiram 18%, aumentando de 22% para 26% do total. Aumento mais expressivo foi verificado na faixa etária de 50-65 anos, que mais que dobrou, passando de 9% para 20%.

No total, 52% dos usuários de redes sociais em 2010 tinham mais de 36 anos, um aumento de 58% com relação aos 33% que eram verificados em 2008.

Há uma variação considerável na maneira como as pessoas usam vários sites de redes sociais. Por exemplo, 52% dos usuários do Facebook e 33% dos usuários do Twitter utilizam a plataforma diariamente, enquanto apenas 7% dos do MySpace e 6% dos usuários do LinkedIn o fazem.

Em média, 15% dos usuários do Facebook atualizam seus status, 22% comentam um post ou status de outros usuários, 20% comentam fotos e 26% apertam o botão “like” para algo e 10% mandam uma mensagem privada diariamente.

O americano médio tem pouco mais de dois usuários amigos do Facebook com quem discute assuntos que consideram importantes. O estudo descobriu que alguém que usa várias vezes Facebook por dia tem em média 9% mais laços estreitos em sua rede social global em comparação com outros usuários da Internet.

Os autores do estudo pediram para que os entrevistados classificassem em nível as “ajudas” que recebem de outros usuários no Facebook. Em uma escala de 100, o americano médio classificou em 75 a sua escala de ajuda total, 75 o apoio emocional (como receber conselhos), 76 na companhia (pessoas gastarem tempo com você), e 75 em ajuda instrumental (tal como dar apoio a um doente que esteja de cama).

Quanto a pontuação dada as possibilidades de apoios dados pelo Facebook, os outros usuários da internet marcam em média três pontos a mais em apoio total, seis pontos a mais na companhia e quatro pontos a mais em suporte instrumental. Um usuário do Facebook que navegue na rede social várias vezes ao dia tende a marcar um adicional de cinco pontos a mais em apoio total, cinco pontos a mais no apoio emocional, e cinco pontos a mais na companhia que usuários de internet de características demográficas similares. Para os usuários do Facebook, o impulso adicional é equivalente a cerca de metade do apoio total que o americano médio recebe como resultado de ser casado ou morar com um parceiro.

Enquanto o Facebook tem o maior índice de engajamento das “cinco grandes” redes sociais (Facebook, LinkedIn, MySpace, Twitter, YouTube), o maior percentual de consumidores que pensam ser importante ter uma conta ativa na rede do LinkedIn de acordo com um trabalho de abril 2011 da ROI Research e Performics. Dados do estudo “S-Net: A Study in Social Media Usage and Behavior” indicam que  59% dos consumidores do LinkeDin afirmam dar nota 4 ou 5 a esta rede, em uma escala de 5 pontos, contra 53% dos usuários do Facebook que o fazem.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.