Facebook lidera em logins sociais

| 08/05/2012 - 09:48 AM | Comentários (0)

O Facebook  foi a opção mais popular, quando o assunto é utilizar dados cadastrados em sites de redes sociais para acelerar o processo de registro em outras plataformas, opção escolhida por 45% dos entrevistados durante o primeiro trimestre de 2012, segundo um estudo realizado pela Janrain. Outros 31% optaram por utilizar suas contas no Google para realizar o que o estudo se refere como “login social”. Ambas as proporções apresentaram crescimento de 1 ponto percentual em relação a 2011. O Twitter também obteve esse mesmo crescimento, chegando a 9%, percentual igual ao Yahoo, que caiu 1%. O Windows Live (3%) foi citado por um grupo menor dos entrevistados, assim como outros diversos sites, que representam apenas 3%.

Participação do Facebook cresce 30% no ano-a-ano

Analisando a evolução do login social em 2011, a pesquisa conclui que o Facebook abriu uma grande vantagem em relação ao Google, ampliando sua participação em 10 pontos percentuais, enquanto que a do Google manteve-se estável. O Twitter avançou em 2 pontos percentuais, passando de 7% a 9%, enquanto o Yahoo baixou de 13% para 9%, e o WindowsLive, de 6% para 3%, registrando uma queda significativa.

Facebook também é o mais utilizado em dispositivos móveis

A vantagem do Facebook também se estende aos logins sociais realizados por meio de aparelhos portáteis. No primeiro trimestre de 2012, com 49% do total, manteve-se relativamente estável quando comparada aos últimos três meses de 2011. O percentual do Google caiu de 28% para 25%, enquanto o Twitter teve acréscimo nos acessos, de 11% para 14%, fato que, de acordo com a Janrain, pode ser resultado da integração do OAuth com o sistema operacional iOS 5 da Apple.

Nota-se que a ascensão do Facebook em relação aos logins sociais realizados através de dispositivos móveis pode ser mais bem avaliada quando comparada com o 3º trimestre de 2011. Neste período, o Facebook e o Google estavam empatados com 37% de participação no mercado. Ao longo de seis meses, todavia, o Facebook avançou 12 pontos percentuais, atingindo os 49% anteriormente citados, e o Google baixou seu percentual a 12 p.p.

O relatório da pesquisa da Janrain ainda revela as tendências trimestrais no compartilhamento de conteúdo da web em sites de redes sociais. Novamente, o Facebook foi o principal destino de compartilhamento no primeiro trimestre de 2012, com 54% do total, enquanto o Twitter ficou em segundo lugar com 39%. A participação do Facebook cresceu 3 pontos percentuais em relação ao último trimestre de 2011, enquanto a do Twitter melhorou em 4% quando comparada com o terceiro trimestre do ano anterior.

Outros dados importantes:

A popularidade do Facebook em relação aos logins sociais realizados em sites de e-commerce caiu de 49% no terceiro trimestre de 2011 para 43% nos três primeiros meses de 2012, apesar de esse percentual ser melhor que os 41% apresentados no 4º trimestre de 2011. Já o Google obteve 29% do total de logins sociais em sites de varejo no início de 2012, valor menor que os 34% alcançados ao final de 2011.

No primeiro trimestre, o Facebook representou 50% do total de logins sociais em sites de jogos e entretenimento, acima dos 45% verificados no último trimestre de 2011. O site Yahoo também apresentou crescimento neste período, passando de 8% para 11%. Já o WindowsLive obteve um percentual de 4% nos trimestres iniciais de 2012, nível abaixo dos 19% atingidos no final de 2010.

Em relação aos logins sociais em sites de música, os percentuais mantiveram-se relativamente estáveis no primeiro trimestre de 2012: o Facebook manteve-se à frente com 63% do total, já o Google (13%) e o Twitter (12%) vêm em seguida, ambos com percentuais iguais aos do trimestre anterior. A participação do Google em logins de sites de redes de mídias avançou 4 pontos percentuais, chegando a 21% no primeiro trimestre de 2012. Os acessos do Facebook com essa finalidade também cresceu, passando de 43% para 46%.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.