Pessoas da terceira idade são os que mais gastam em compras pela internet nos EUA
Os chamados “Olders Boomers” – pessoas com idades entre 56-66 anos – são a geração de norte-americanos que mais gasta com mercadorias em sites de e-commerce, de acordo com relatório apresentado em novembro de 2011 pela Forrester Research. Dados do estudo “The State of Consumers and Technology: Benchmark 2011, US” indicam que o referido grupo etário gastou uma média de US$ 367 em lojas online nos três meses anteriores ao levantamento, mais que o dobro dos US$ 138 gastos pela “Geração Z” – pessoas com idades entre 18-22 anos – durante o mesmo período. Os “Younger Boomers” (46-55) ficaram em segundo neste quesito (US$ 318), seguidos pela “Geração Y” (23-31 anos) que apresentaram um gasto médio de US$ 311 no período. No geral, a maioria (72%) dos adultos comprou produtos e serviços pela internet, com um gasto médio de US$ 292 durante os noventa dias.
Os produtos mais populares entre todas as faixas etárias foram roupas e acessórios, com aproximadamente 38% dos adultos da “Geração Z” e 37% dentre os da “Geração Y” adquirindo ao menos um produto destas categorias.
Os adultos da “Geração Z” utilizam em média dois dispositivos de conexão à internet, um pouco acima dos consumidores da “Geração Y”, que afirmam utilizar em média 1,9 – esta geração representa a maior parcela de usuários de internet nos EUA (19%). A “Golden Generation” (67 anos ou mais) e os “younger boomers” apresentam uma média de 1,5 dispositivos com acesso à rede, abaixo dos adultos da “Geração X” (32-45 anos). A definição de dispositivo de conexão utilizada no estudo engloba qualquer tipo de computador desktop, laptop, tablet e smartphone.
O estudo também mostra que a “Geração Y” apresenta maior propensão em ser pioneira na utilização de novos dispositivos, liderando o uso de tablets, TVs conectadas à internet, 3D e aparelhos com tecnologia Blue-ray. Também são os mais propensos a possuírem smartphones (58%), acima dos adultos da “geração X” (49%) e “Geração Z” (47%). Por outro lado, a Golden Generation fica atrás no uso de smartphones (9%), com sua maioria preferindo consumir apenas tecnologias tradicionais, tais como computadores de mesa e impressoras.
Além disso, uma grande proporção de grupos etários mais jovens se conecta à internet utilizando computadores fora de suas residências, número que chega a 83% dentre os adultos da “Geração Z”, 81% da “Geração Y” e 73% da “Geração Z”. Em contraste, menos da metade dos “Olders Boomers” e perto de 25% da “Golden Generation” fazem uso da internet fora de suas moradias.
Categoria: Pesquisas