Melhore o retorno dos e-mails de carrinho abandonado

| 06/11/2013 - 08:59 AM | Comentários (0)

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© Karen Roach – Fotolia.com

Ao usar um programa de abandono de carrinho, alguns acreditam que enviar enviar um desconto para incentivar a compra pode não ser necessariamente uma boa ideia  Outros acreditam que sim. Então, o que seria um bom gancho para despertar novamente o interesse no consumidor?

Isso traz ainda um outro assunto: o inevitável declínio nas taxas de resposta nos e-mails de abandono de carrinho. Alguns argumentam contra isso, mas eu diria que é inevitável. Os e-mails de carrinho abandonado são apenas mais um produto que, inevitavelmente, seguem o mesmo caminho como qualquer outro, como ilustrado no gráfico de ciclo de vida dos produtos.

ciclo-de-vida-do-produto

Então, o que fazer para garantir que os resultados não caiam?

1. Preste atenção no básico. Certifique-se de que você fez o mínimo necessário. Seu e-mail inclui os produtos do carrinho abandonado? O link do e-mail leva direto para o carrinho salvo? Você está usando alguma personalização (por exemplo Caro João)?

2. Otimize. Um programa de e-mails de abandono de carrinho pode não ser bem sucedido principalmente se seus melhores clientes simplesmente se acostumarem a recebê-los. Então, o que constitui a otimização de email comportamental? Comece testando a linha de assunto, hora de envio, teor e design, para obter o melhor desempenho. O teste é ainda mais valioso com e-mails de comportamento e retargeting, pois os resultados geram benefícios a longo prazo.

3. Expanda seu programa. Outra maneira muito simples para melhorar as taxas de conversão é enviar um, às vezes dois follow-ups. Tendo como base que 50% dos destinatários não abrirá o e-mail, e somente 5% continuarão a compra, um acompanhamento bem feito deve atingir 40% do desempenho do envio inicial. Mas enfatizo o termo ‘bem feito’. Não repita o mesmo e-mail para as pessoas que abriram. Esse é o caminho para transformar e-mail relevante em spam.

4. Ofertas. Em primeiro lugar, determine que tipo de cliente você quer incentivar com uma oferta. Muitos varejistas online focam na segunda venda, com o objetivo de aumentar a taxa de recompra. Implemente as regras de negócios em seu banco de dados para garantir que os clientes recebam apenas uma oferta. Além disso, pode fazer cross sell com uma oferta, por exemplo, ‘A peça de roupa que você deixou em seu carrinho combina muito bem com esses sapatos, com 20% de desconto’ ou ‘pessoas interessadas nisso também compraram esses…’ Recomendações de produtos também são úteis quando se pretende aumentar o envolvimento com e-mails de abandono de carrinho. Pode ser que o cliente não conseguiu localizar o item que pretendia comprar.

5. Utilize os dados do cliente. Aborde seu destinatário de forma adequada. Isso irá encorajar o destinatário a ler mais e clicar. Você deve ter dados de navegação ao seu dispor, então utilize-os! Por exemplo, você pode identificar uma pessoa como um cliente leal ou um visitante, em seguida usar essa informação (ou mesmo qualquer outra que seja relevante). Cumprimente os clientes fiéis de forma adequada, por exemplo, ‘É bom ver você novamente‘ ou’ Obrigado por continuar comprando em nossa loja.

Uma vez tudo isso acertado, lembre-se de que a comunicação em si é o gancho principal. O e-mail é um lembrete, um aviso, ou mesmo uma influência perturbadora sobre o processo de tomada de decisão. Lembre-se o clichê: quem não pede, não ganha. O simples fato de criar seus e-mails com cuidado, fará o desempenho melhorar.

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Categoria: Cases

Sobre Augusto Sorgi: Augusto Sorgi é Diretor de Marketing da Splio do Brasil, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing. Ver mais artigos deste autor.

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