Como potencializar o e-mail marketing através do ‘Indique Um Amigo’

| 26/08/2014 - 07:50 AM | Comentários (0)

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Por que você deve implementar uma campanha de ‘indique um amigo’?

Um programa de indicação bem executado poderá expandir seu alcance de marketing, aumentar sua lista de contatos e gerar mais receita. Feito corretamente, esse recurso pode fazer tudo isso mantendo uma abordagem de e-mail marketing baseado em permissão.

Tenha em mente que a qualidade de sua lista desempenha o papel mais importante no sucesso de seu programa de e-mail marketing! Vamos ser muito claros: só porque alguém lhe dá o endereço de e-mail de seu amigo não significa que você tem permissão para enviar sempre que quiser, quantas vezes quiser. Você deve ter a permissão do próprio amigo!

Campanhas de indicação também podem fazer parte do ciclo de vida de marketing. Você pode incluir essas campanhas de forma automatizada em sua série de pós-compra e enviar X dias depois que um novo cliente faz uma compra. Esse tipo de campanha as vezes é incluída até num ciclo de boas-vindas.

Existem três ‘partes’ importantes para considerar nesse tipo de campanha:

Parte 1

A mensagem de e-mail que será enviada para seus atuais e engajados assinantes pedindo-lhes para indicar seus amigos. Certifique-se de destacar as vantagens de seu programa de e-mail e considere a inclusão de um incentivo tanto para o assinante quanto para o amigo. Você precisará responder à famosa pergunta: ‘O que tem no e-mail para mim?’. Crie valor tanto para o assinante quanto para o amigo. Inclua um único e claro call-to-action e link para o formulário de indicação.

Parte 2

O formulário. Como acontece com qualquer formulário que você pede para clientes preencher, ele deve ser curto e simples. Atenha-se aos dados que são realmente necessários para interagir com os endereços de e-mail que você irá capturar. Campos comuns para esse tipo de ação geralmente incluem:

  • Endereço de e-mail do amigo
  • Nome do amigo
  • Endereço de e-mail do atual assinante
  • Nome do atual assinante

Após o envio do formulário você precisa direcionar seus assinantes para uma página de agradecimento. Nessa página você pode expressar sua gratidão pela referência e seguir com o incentivo que você prometeu (descontos, cupons, pontos, etc). Inclua links para estimular o assinante a navegar imediatamente no site (itens em liquidação, mais vendidos, lançamentos, etc).

Lembre-se, só porque você irá captar novos endereços de e-mail neste formulário, você não tem permissão para começar a enviar mensagens de e-mail marketing promocional… AINDA! Isso nos leva a Parte 3.

Parte 3

A mensagem de e-mail (mensagem de confirmação) que será enviada para o endereço de e-mail do amigo que foi capturado no formulário. É muito importante que você use nessa mensagem os dados que foram coletados no formulário. Certifique-se de usar a empresa como nome de remetente. Use personalização, tanto quanto possível, na mensagem propriamente dita e na linha de assunto. Exemplo: João, seu amigo Pedro quer compartilhar a Empresa X com você! Deixe muito claro quem você é, o que você gostaria de começar a enviar e por que eles deveriam prestar atenção. Além disso:

  • Não se esqueça de mencionar o incentivo.
  • Tenha um call-to-action.
  • Peça o opt-in.

Esse é o lugar onde você terá a confirmação de que você pode adicionar esse novo ‘amigo’ em sua base de dados.

Depois de receber a confirmação, você pode adicionar o endereço de e-mail em sua base e encaminhar esses novos assinantes para uma página de destino que os recepciona e entrega o incentivo que você prometeu. Como mencionado acima, ofereça links que levam o assinante a navegar no site imediatamente (itens em liquidação, mais vendidos, lançamentos, etc).

Se o amigo não confirmar seu interesse, deixe-os ir. Não arrisque sua reputação ao continuar enviando e gerando reclamações.

Como acontece com qualquer novo assinante, há aspectos importantes sobre sua empresa, marca, programa de e-mail, etc que precisam ser comunicados. Certifique-se de configurar uma série de boas-vindas inteligente para estes novos ‘amigos’.

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Categoria: Cases

Sobre Augusto Sorgi: Augusto Sorgi é Diretor de Marketing da Splio do Brasil, empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing. Ver mais artigos deste autor.

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