Como potencializar o e-mail marketing através do ‘Indique Um Amigo’
Por que você deve implementar uma campanha de ‘indique um amigo’?
Um programa de indicação bem executado poderá expandir seu alcance de marketing, aumentar sua lista de contatos e gerar mais receita. Feito corretamente, esse recurso pode fazer tudo isso mantendo uma abordagem de e-mail marketing baseado em permissão.
Tenha em mente que a qualidade de sua lista desempenha o papel mais importante no sucesso de seu programa de e-mail marketing! Vamos ser muito claros: só porque alguém lhe dá o endereço de e-mail de seu amigo não significa que você tem permissão para enviar sempre que quiser, quantas vezes quiser. Você deve ter a permissão do próprio amigo!
Campanhas de indicação também podem fazer parte do ciclo de vida de marketing. Você pode incluir essas campanhas de forma automatizada em sua série de pós-compra e enviar X dias depois que um novo cliente faz uma compra. Esse tipo de campanha as vezes é incluída até num ciclo de boas-vindas.
Existem três ‘partes’ importantes para considerar nesse tipo de campanha:
Parte 1
A mensagem de e-mail que será enviada para seus atuais e engajados assinantes pedindo-lhes para indicar seus amigos. Certifique-se de destacar as vantagens de seu programa de e-mail e considere a inclusão de um incentivo tanto para o assinante quanto para o amigo. Você precisará responder à famosa pergunta: ‘O que tem no e-mail para mim?’. Crie valor tanto para o assinante quanto para o amigo. Inclua um único e claro call-to-action e link para o formulário de indicação.
Parte 2
O formulário. Como acontece com qualquer formulário que você pede para clientes preencher, ele deve ser curto e simples. Atenha-se aos dados que são realmente necessários para interagir com os endereços de e-mail que você irá capturar. Campos comuns para esse tipo de ação geralmente incluem:
- Endereço de e-mail do amigo
- Nome do amigo
- Endereço de e-mail do atual assinante
- Nome do atual assinante
Após o envio do formulário você precisa direcionar seus assinantes para uma página de agradecimento. Nessa página você pode expressar sua gratidão pela referência e seguir com o incentivo que você prometeu (descontos, cupons, pontos, etc). Inclua links para estimular o assinante a navegar imediatamente no site (itens em liquidação, mais vendidos, lançamentos, etc).
Lembre-se, só porque você irá captar novos endereços de e-mail neste formulário, você não tem permissão para começar a enviar mensagens de e-mail marketing promocional… AINDA! Isso nos leva a Parte 3.
Parte 3
A mensagem de e-mail (mensagem de confirmação) que será enviada para o endereço de e-mail do amigo que foi capturado no formulário. É muito importante que você use nessa mensagem os dados que foram coletados no formulário. Certifique-se de usar a empresa como nome de remetente. Use personalização, tanto quanto possível, na mensagem propriamente dita e na linha de assunto. Exemplo: João, seu amigo Pedro quer compartilhar a Empresa X com você! Deixe muito claro quem você é, o que você gostaria de começar a enviar e por que eles deveriam prestar atenção. Além disso:
- Não se esqueça de mencionar o incentivo.
- Tenha um call-to-action.
- Peça o opt-in.
Esse é o lugar onde você terá a confirmação de que você pode adicionar esse novo ‘amigo’ em sua base de dados.
Depois de receber a confirmação, você pode adicionar o endereço de e-mail em sua base e encaminhar esses novos assinantes para uma página de destino que os recepciona e entrega o incentivo que você prometeu. Como mencionado acima, ofereça links que levam o assinante a navegar no site imediatamente (itens em liquidação, mais vendidos, lançamentos, etc).
Se o amigo não confirmar seu interesse, deixe-os ir. Não arrisque sua reputação ao continuar enviando e gerando reclamações.
Como acontece com qualquer novo assinante, há aspectos importantes sobre sua empresa, marca, programa de e-mail, etc que precisam ser comunicados. Certifique-se de configurar uma série de boas-vindas inteligente para estes novos ‘amigos’.
Categoria: Cases