Aniversário do cliente – Confira como o envio de um e-mail marketing pode ajudar a fidelizá-lo
Uma das grandes vantagens do uso do e-mail marketing na fidelização de clientes é a possibilidade de personalização, ou seja, gerenciamento de campanhas voltadas a perfis diferenciados por segmento, partindo do princípio de que cada um deles é único, importante e possui características próprias. Sendo assim, campanhas de e-mail marketing direcionadas são mais eficientes e produzem mais resultados na fidelização.
O aniversário do cliente é uma oportunidade de estreitar laços e, para isso, o envio de e-mail marketing em datas comemorativas é uma alternativa simples e eficaz. Confira de que forma essa estratégia pode aumentar a proximidade com seus clientes e seu faturamento.
Mantenha o perfil de sua base atualizado
A vantagem de ter seu banco de dados atualizado é poder contar com informações para aumentar o impacto do e-mail marketing de aniversário. Essas mensagens personalizadas têm maior retorno e eficácia quando atreladas a produtos de interesse do cliente e sugestões de vantagens. Além disso, ao contar com informações que vão além de nome e e-mail, você pode estender a campanha para outras datas como, por exemplo, o aniversário do relacionamento dele com a sua empresa, casamento e outras datas importantes.
Conteúdo com bom senso
A sensação de ser lembrado em uma data especial é única. Para a sua marca esse gesto tem como objetivo ser lembrado de forma positiva e gerar acessos para o seu site ou visitas ao seu comércio. Por isso é importante usar o bom senso quanto ao teor de seu e-mail marketing: se a mensagem não se restringir apenas às felicitações, aproveite para oferecer seus produtos sem torná-lo uma mera propaganda.
Ofereça uma vantagem de presente
Uma lembrança no dia em que o cliente faz aniversário, com uma mensagem que fuja do óbvio e um belo layout, por si só já aproxima sua empresa de seu público. Vamos dizer que é útil fazer valer estes momentos comemorativos como estratégia de aproximação. Para ir além, ofereça uma vantagem ou desconto exclusivo em produto de interesse naquela data como forma de presentear um cliente importante e retribuir sua preferência.
Prepare seus clientes com antecedência para uma vantagem de aniversário
Guarde esta informação: estudos mostram que o e-mail marketing de aniversário convertem 300% mais visualizações do que e-mails de propaganda. E sabendo que as pessoas normalmente encaram a data com uma contagem regressiva, programe-se para enviar uma oferta especial de aniversário com alguns dias de antecedência que contenha no assunto algo como “Seu aniversário está chegando!” e, na própria data, envie felicitações com lembrete da oferta. Muitas pessoas não costumam comprar por impulso e a estratégia visa permitir que seu cliente se programe para uma compra vantajosa em data futura.
Onde seu cliente vai chegar com seu e-mail marketing?
Você preparou uma campanha personalizada, com layout atraente e conseguiu fazer com que seu cliente clique no link que acessa o seu site. Mas o que ele vai encontrar quando acessar a sua página? Se for conteúdo que não seja de seu interesse e que o obrigue a fazer buscas, talvez seu esforço tenha sido em vão. Cuide para que a pessoa que se interessou pelo seu e-mail seja direcionada a assuntos e produtos que a atraiam segundo seu perfil, que é único.
Não pense apenas em vender
O que seus clientes têm comentado nas redes sociais? Que lugares eles mais frequentam? Qual o seu esporte favorito? Estes são assuntos que geralmente não se aborda em cadastros rotineiros, mas se conquista através de análises em várias mídias sobre quais são os interesses de seus compradores que não tenham necessariamente relação com o seu produto ou serviço. Se você sabe que um de seus clientes mais lucrativos participa de 20 fã-clubes dos Beatles, por que não personalizar seu e-mail marketing de aniversário com o tema?
Cuidado com as pré-visualizações
Muitos provedores de e-mail oferecem uma pré-visualização do conteúdo recebido. Ainda que o assunto de seu e-mail marketing de aniversário seja muito atrativo, se as duas linhas de pré-visualização contiverem palavras como “imagens bloqueadas” e “não perca esta oferta” talvez ele perca a chance de ser lido. Pense nisso na hora de formular seus cabeçalhos de e-mail padrão e priorize a personalização também nesse detalhe.
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