Seja relevante com suas campanhas de e-mail
É simples desenvolver campanhas de e-mail marketing efetivas se você mantiver sua equipe com foco no cliente e suas necessidades. Faça estas três perguntas toda vez que você iniciar uma campanha para maximizar o seu desempenho:
1. Meu conteúdo constrói confiança e agrega valor?
2. Meu assunto seduz o cliente a abrir o e-mail?
3. O valor é suficiente para meu cliente compartilhar?
Vamos discutir a seguir como lidar com cada uma dessas questões.
1. Construa confiança primeiro, depois venda.
Seja trabalhar um novo prospecto ou fazer uma oferta a um cliente existente, o essencial se resume a construção de um relacionamento mais profundo com seu cliente. Se você conhece bem seu cliente ou o mercado, isso pode ser fácil. De qualquer forma, pergunte a si mesmo:
Qual conteúdo cativa mais meu cliente?
Pergunte! Fale com seu atendimento ao cliente e equipe de vendas. Estude em seu web analytics qual conteúdo foi mais clicado. Faça uma pesquisa, mesmo que seja com apenas alguns clientes, para conhecer seus interesses e necessidades. Fale com os prospectos perdidos para entender o motivo de escolherem um concorrente. Mesmo que você pense que saiba tudo sobre os clientes, até que você pergunte a eles, você está apenas supondo o que eles querem receber de você.
A primeira impressão é a que fica. E essa primeira impressão é ainda mais importante no e-mail. O primeiro e-mail que você envia é sua primeira oportunidade de demonstrar como sua empresa trata seus clientes e como você irá construir um relacionamento digital com eles. Faça valer a pena. Conecte-se com o seu cliente! Analise suas taxas para saber se eles estão abrindo e interagindo com seus e-mails.
Segmente seus clientes para que você possa falar diretamente com eles. A maioria segmenta por categoria e interesses. Mais uma vez, observe a interação do seu cliente com suas campanhas: 1) linha de assunto, 2) conteúdo (links), 3) tom (profissional x amigável).
A sazonalidade tem impacto sobre algumas de suas campanhas. Uma quantidade maior de e-mail é enviada em dezembro do que qualquer outro mês. Adapte suas mensagens nesses períodos para manter as taxas de abertura em alta.
Humanize seus e-mails. Mesmo os e-mails automáticos precisam de um humano observando as respostas. Sempre que possível, inclua o nome de uma pessoa e permita que o destinatário responda. Incentive os funcionários a responderem de forma rápida e com a personalidade da empresa.
O que demonstra meu compromisso com o cliente?
Credibilidade no conteúdo
A melhor forma de construir credibilidade é através de um conteúdo atraente e de qualidade. O conteúdo deve ter um equilíbrio de informações entre os interesses dos clientes em seu produto e ações promocionais. Também deve haver uma mistura de conteúdo original e curadoria.
2. Invista tempo em sua linha de assunto
Dê aos clientes uma razão para abrir seu e-mail. Tem um ótimo assunto? Não decepcione. Comece com um assunto estimulante, sempre curto e cativante. Há diversos artigos sobre este assunto. Saiba mais clicando aqui.
3. Encontre conteúdo
Uma vez que você conhece as necessidades do cliente, trabalhe as diferentes fontes de conteúdo que você possui a disposição, seja em texto, vídeo ou imagens.
- Aproveite e incremente o que você tem em seu site, as histórias de seus clientes e até mesmo inclua perguntas mais frequentes. Mesmo que você tenha ou não recursos internos, extraia mais deles concentrando-se nas necessidades dos clientes.
- Melhore seus recursos existentes para construir um conteúdo mais relevante, simplesmente encontrando e compartilhando conteúdo de parceiros confiáveis e do mercado.
- Utilize recursos de terceiros que são especializados nisso. Os custos para adquirir conteúdo dessas empresas estão mais acessíveis a cada dia e pode valer a pena se você não consegue criar internamente.
Conteúdo relevante e de credibilidade é um bom caminho para ajudar a construir relacionamento com os clientes. Alavanque seus recursos de forma criativa para oferecer o melhor. Ao fornecer aos clientes informações significativas, você ganha sua confiança. E não importa o quão útil seja seu conteúdo, lembre-se o quão ocupado seu cliente é e que para abrir seu e-mail, a linha de assunto deve ser efetiva!
Categoria: Cases