6 Tendências de Design para o E-commerce em 2013

| 28/02/2013 - 07:25 AM | Comentários (7)

web-design

No mesmo ritmo em que as tecnologias do mundo virtual estão em constante evolução, o design também sempre evolui para se adequar a todas essas novidades. Navegação intuitiva, usabilidade e inovação são as palavras chaves do momento. Tudo gira ao redor desses conceitos, sempre com o objetivo de atender aos usuários cada vez mais exigentes do mercado. Selecionamos algumas tendências de design que tem tudo para fazer o seu comércio eletrônico ser um sucesso neste ano. Confira!

1. Design Minimalista

Uma grande tendência de design para o E-commerce atualmente é a objetividade e a navegação intuitiva. A usabilidade vem se tornando cada vez mais importante e essencial para o sucesso do comércio eletrônico. Devido a isso, lojas “cleans” estão em alta, pois ajudam o cliente a encontrar facilmente o que deseja. O objetivo da criação de lojas limpas e minimalistas é o foco nos elementos principais e nas ações mais importantes para a navegação, sem deixar de pensar nos elementos necessários para a criação da identidade visual da loja. Hoje em dia, o “clean” está diretamente ligado com tecnologia, sofisticação e inovação, qualidades que são muito valorizadas pelo consumidor atual.

Design Minimalista

Mas o desafio não é tão simples como parece: uma loja clean não tem nada a ver com uma loja vazia ou básica. É preciso ter cuidado para que a loja seja simples ao navegar e ao mesmo tempo autêntica, mantendo a identidade da sua marca.

2. Tipografia

Com a evolução da tipografia para websites (graças ao Google Web Fonts), temos diversas opções de fontes disponíveis que podem ser utilizadas nas lojas virtuais e que funcionam em todos os computadores, sem precisarmos recorrer às imagens. Esse progresso permite que a tipografia ganhe muito mais importância, e a previsão é que ela ganhará força e se tornará parte integrante no projeto dos websites. Assim como no design impresso, as belas fontes também serão utilizadas nas mídias digitais, acabando com as limitações que tínhamos até pouco tempo atrás.

Tipografia especial para e-commerce

3. Grandes imagens e banners

O uso de fotografias grandes em um projeto web, seja como plano de fundo ou parte do conteúdo, ajuda a transmitir as emoções que a marca deseja passar ao seu público através do layout. Porém, ao utilizar essa tendência na loja virtual, é preciso ficar atento com relação ao peso das imagens, para que o seu carregamento não fique lento.

Grandes imagens e banners

Outra grande tendência são os FullBanners na página principal. Quando bem planejados (utilizando boas fotografias e tipografia agradável), os banners transmitem a identidade da marca, passando todos os conceitos e valores aos usuários que a visualizam, permanecendo em suas mentes. Uma loja que demonstra possuir cuidado e criatividade na seleção das suas imagens transmite credibilidade ao consumidor, ajudando muito na conversão em vendas.

4. Topo flutuante

O Topo Flutuante (muito utilizado nas redes sociais) permanece no topo da loja mesmo quando o usuário rola para baixo da página, sendo acessível em qualquer lugar do site, sem precisar se deslocar. Isso permite que os elementos principais para a navegação na loja virtual (como a ferramenta de busca e o mini-carrinho) sejam sempre visualizados, facilitando o encontro do cliente com o que está procurando.

Topo flutuante

5. Rolagem infinita

Outra tendência no E-commerce que surgiu a partir das redes sociais é a rolagem infinita, também conhecida como Scroll Infinito. A estratégia de fazer o usuário navegar sem precisar selecionar a página seguinte cai como uma luva nas estratégias do comércio eletrônico, pois permite que aquele cliente que antes não passava das primeiras páginas da loja visualize um número muito maior de produtos, aumentando a chance deste usuário finalizar uma compra em sua loja.

Rolagem infinita

6. Branding

Toda empresa deseja que sua marca seja perceptível e que seja capaz de ser reconhecida pelas pessoas em poucos segundos. Neste ano, espera-se que as lojas virtuais sejam projetadas pensando primeiramente na identidade visual do negócio, antes mesmo de pensar nas últimas tendências de design do mercado. De nada adianta possuir uma loja clean, com lindos banners, bela tipografia e ferramentas super modernas se a sua loja não transmitir a “cara” da sua marca.

Branding

É muito importante que o comércio eletrônico represente a sua marca, assim como todos os outros meios de comunicação produzidos para divulgação de seu negócio, que juntos formam e fortalecem a sua identidade visual, planejada e projetada para atender ao seu público-alvo.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcela Grassi: Designer na Ciashop, empresa especializada em soluções para comércio eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (7)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Sandro disse:

    Muito boas as dicas. São tendências que devem influenciar o mercado e atiçar a curiosidade dos potenciais consumidores.

  2. Julio disse:

    Show! Adorei a matéria. Vou me aprofundar sobre cada tópico da matéria.

  3. Gabriel disse:

    Excelente matéria! Acredito que estas dicas tem grande potencial, o que há um tempo atrás seria inaceitável devido ao tempo de carregar a tela hoje ganha destaque como grandes banners, imagens, rolagem infinita. Estes são possíveis a boa parte dos usuários e consumidores graças a grande melhora das conexões banda larga.

  4. Ronaldo Barros disse:

    Excelentes dicas eu só não estou convencido se a Barra Flutuante não atrapalhe mais que ajude.

  5. Raphael disse:

    Bacana, mencionaram o layout que foi criação minha (festabox) e o charmoso design da minha colega Helena Francio (casa das calçinhas).

    Obrigado pela menção no post!

  6. Ozeas negreiros disse:

    Muito boa esta materia das tendencia de layouts de ecommerce

  7. Otavio Pereira disse:

    Excelente artigo, sempre concordei que o design minimalista seria uma tendência marcante.
    Sobre o topo flutuante minha visão é outra, já que em alguns dispositivos de telas menores o espaço ocupado pelo topo e sua característica fixa podem atrapalhar e muito a experiência do usuário. Neste caso o ideal seria projetar uma interface como de um aplicativo, para exibir ou esconder parte do topo, assim a navegação não seria prejudicada.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.