3 dicas para montar um design matador para o template do seu e-mail marketing

| 24/03/2014 - 09:28 AM | Comentários (0)

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O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing para as empresas em qualquer setor. Ainda assim, muitos empreendedores não dominam a técnica de construção de boas newsletters, deixando de lado o design e se preocupando apenas com o conteúdo da mensagem.

O problema desse tipo de estratégia é que para se ter boas conversões, principalmente as de clique, o design é fundamental. Sem essa atração, o interesse pela sua mensagem acaba se perdendo no meio de tantos outros e-mails. Pensando nisso, listaremos três dicas para você criar um design matador para suas campanhas de e-mail marketing.

Saiba utilizar imagens e textos

O uso de imagens e textos num template de e-mail marketing tem duas funções: a primeira é torna-lo melhor apresentado e atraente para leitura. Aqueles que só contém imagens podem diminuir a taxa de clique e os que contam apenas com textos afugentam leitores. A segunda função é ter uma arquitetura amigável aos clientes de webmails como Gmail e Outlook. Na maioria das vezes, as imagens não serão carregadas de forma automática, dependendo de uma ação do usuário. Se o e-mail apresentar algum texto, as chances delas abrirem irão aumentar.

Não há uma regra para o número de imagens ou quantidade de textos em um template matador. Isso depende dos seus produtos e da mensagem que quer passar, mas ilustrar um texto com uma imagem certamente o deixará mais atrativo para o leitor.

Use call to actions

As call to actions, ou “chamadas para ações”, são botões ou links que solicitam ao leitor efetuar algum tipo de ação. Pode ser um cadastro ou até mesmo o compartilhamento do e-mail. Funcionam quase como um lembrete sobre a função da campanha.

Incluir uma chamada é essencial em bons templates. Apesar de não haver regra, as melhores conversões vem de call to actions com cores diferentes do resto do template, para que haja destaque para a ação solicitada. A posição do botão também é muito importante, quando há apenas uma ação em todo o e-mail costuma-se acrescentar no topo e no rodapé. Se há mais, em geral, elas são colocadas lado a lado.

Escolher as cores, chamadas e posição de uma call to action depende muito da análise dos resultados de campanhas anteriores.

Invista num design responsivo

O número de acessos originados de plataformas móveis vem crescendo dia após dia. E isso impacta diretamente na elaboração da arquitetura dos e-mails marketing. É fundamental atualmente que qualquer template seja responsivo para ser lido em todos os dispositivos. Isso significa que seu leitor poderá abri-lo no celular, tablet e computador e ainda assim tirar proveito do conteúdo, imagens e call to actions.

Ainda que todas as dicas sejam seguidas, apenas um acompanhamento de campanha por campanha é que irá apontar o sucesso do seu newsletter. Criar um template matador é resultado de uma série de testes, medições e melhorias.

E você, quais táticas usa para deixar seu e-mail marketing mais atrativos aos clientes? Gostou de nossas sugestões? Comente e nos conte suas experiências e impressões!

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Categoria: Cases

Délcio F. Noventa

Sobre Délcio F. Noventa: Délcio Ferreira Noventa é CMO da Akna, empresa de Marketing Cloud especializada em envio e gestão de E-mail Marketing e Mobile SMS & Push. Ver mais artigos deste autor.

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