7 erros da sua Precificação Dinâmica

| 06/12/2013 - 05:00 AM | Comentários (0)

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Realidade no varejo online americano há anos, a Precificação Dinâmica promete ser a inovação do e-commerce brasileiro em 2014. Motivos para isso:

1 – Explosão de produtos nas lojas e marketplaces

2 – Aumento do número de concorrentes por categoria

3 – Mais marcas sendo comercializadas online

4 – Multiplicação das mídias e canais de venda

5 – Varejistas chegam a mudar de preço de um mesmo produto até 8x ao dia

Com este panorama, está cada vez mais difícil lidar manualmente com esta multiplicidade de fatores. A automatização da precificação subiu na prioridade dos gestores de e-commerce.

Listo abaixo os 7 erros que devem ser evitados na implementação de uma política de Precificação Dinâmica:

1 – Somente igualar o preço mais baixo

Quando você já está com o preço mais baixo, você pode subir seu preço para não queimar a margem. Quando só você tem o produto e todos os seus concorrentes ficaram sem estoque, o que você faz?

2 – Olhar apenas um canal

Reprecifique conforme o canal :: site, comparador de preço, e-mail marketing, links patrocinados, marketplaces, redes sociais

3 – Olhar apenas um tipo de preço

Em qual tipo de preço você quer mexer? Preço POR, preço DE, à vista no boleto, parcelamento sem juros, parcelamento com juros, preço especial (cartão de crédito próprio, fidelidade etc.)

4 – Não entender os limites

Custo de aquisição, expectativa de margem, elasticidade preço-demanda devem ser considerados no estabelecimento dos limites mínimo e máximo da variação dinâmica

5 – Não simular antes de mudar o preço

Ao implementar a política em cada categoria, é de fundamental importância que antes de ser autorizada a precificação dinâmica, seja feita uma simulação de como ficará o panorama de preços, margens e posicionamento

6 – Aplicar apenas uma regra geral

Cada departamento, cada categoria, cada marca, cada SKU, cada concorrente pode/deve receber uma regra de precificação. Todo processo mental que é feito hoje manualmente deve ser replicado na precificação dinâmica

7 – Acreditar em tempo real

Tempo real é um mito! Não acredite em quem promete. O mercado está cheio de robôs maliciosos que sobrecarregam os sites e incitam uma reprecificação com canibalização. Pratique uma precificação dinâmica saudável com agendamento!

Em 3 meses, os varejistas online que adotam a precificação dinâmica colhem como resultados: otimização de margens, ganho de eficiência operacional e inteligência como vetor de diferencial competitivo.

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Categoria: Cases

Sobre Luis Vabo Jr: Luis Vabo Jr é Diretor Executivo da Sieve, empresa de inteligência de preços e dados de e-commerce para lojas virtuais e fabricantes. Vencedor do Prêmio E-Commerce Brasil 2013 na categoria Inovação. É professor de Empreendedorismo da PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, extensão na EMLyon e Engenheiro de Produção pela PUC-Rio. Ver mais artigos deste autor.

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